• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Agenda cultural / Encontro literário sobre “Morte Sul Peste Oeste”, livro de André Timm

Descrição:

No mês de setembro de 2020, André Timm lançou seu novo romance, “Morte Sul Peste Oeste”, pela editora Taverna. O livro traz uma história absolutamente contemporânea que tem como protagonistas um haitiano (Dominique). Ele trabalha nas maquínicas e brutais linhas de produção dos frigoríficos chapecoenses. A outra protagonista é uma jovem transgênero (Brigitte) que mesmo habitando sua cidade natal é tratada com hostilidade pelos mais próximos.
Na noite do dia 1º de setembro, a Humana convidou André Timm para conversar sobre seu mais recente trabalho literário. Durante a fala, ele esteve acompanhado do escritor R. Tavares (autor de “Ainda que a terra se abra”, pela Editora Taverna). Nos minutos iniciais, a programação contou com a participação especial da historiadora Taíse Staudt, que recentemente lançou o livro “Sou diáspora: identidade e mobilidade nas memórias de haitianos no Brasil”. A mediação esteve por conta de Fernando Boppré que é curador da Humana Sebo e Livraria.
Para adquirir o livro, clique aqui

Como assistir:

Acesse nosso canal do Youtube e confira o registro da conversa [clique aqui].

Sinopse do livro:

Diante do terremoto que arrasou o Haiti, Dominique não vê outra alternativa a não ser converter-se em mais um dos imigrantes que, deixando mulher e filho para trás, se aventura em busca de trabalho no Brasil. Mas ao entrar no país, um incidente o obriga a mudar seus planos radicalmente, lançando-o em uma espiral de preconceito e xenofobia, cujo cenário é o universo brutal das linhas de corte dos frigoríficos no Oeste Catarinense. Brigite, por sua vez, uma menina de treze anos, transexual e aspirante a cineasta, vive uma conturbada relação com a mãe e com aqueles que fazem parte do universo que habita. Em seu segundo romance, sucessor do premiado Modos Inacabados de Morrer, André Timm apresenta uma narrativa comovente em que violência e afeto dão as mãos em busca de redenção. Uma história que exalta os deslocados, que expõe o desconforto de não se sentir pertencente a um lugar, uma língua, um corpo.
Para adquirir o livro, acesse a página da Humana na Estante Virtual e digite “Morte Sul Peste Oeste”, no campo de busca.

Sobre o autor:

André Timm é natural de Porto Alegre e radicado em Chapecó, SC, desde 2004. É autor de Insônia (2011) e Modos Inacabados de Morrer, romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (2017), também publicado na Itália. Em 2018, venceu o Prêmio Off Flip, da Festa Literária Internacional de Paraty. Em 2020, publica seu segundo romance, Morte Sul Peste Oeste. http://www.andretimm.com.br