• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Agenda cultural / Cineclube Humana está de volta

O cineclube Humana está de volta com a edição dedicada ao Cinema Trans. Em cartaz, o documentário “Pequena garota”, de Sébastien Lifshitz, realizado na França e lançado na edição do Festival de Berlim do ano passado.

A exibição ocorrerá no dia 3 de julho de 2021, sábado, às 15h. Com duração de 85 minutos, após a exibição realizaremos uma conversa com Rubí Garcia, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e ativista dos direitos LGBTQIA+.

Por conta da pandemia, a exibição terá ingressos limitados a 15 pessoas, para garantirmos o distanciamento social. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com antecedência na Humana Sebo e Livraria. A sessão ocorrerá no Café Brasiliano, ao lado da livraria.


Sinopse:

Quando ela crescer, será uma menina. Isso é algo com que Sasha sonha desde a infância. Sua família logo percebe o quão sério ela é. Além de entrevistas com os pais, que reconhecem sua filha como tal sem hesitação, o filme retrata a luta incansável da família contra um ambiente hostil, bem como sua vida cotidiana. Vemos Sasha brincando, praticando balé e durante uma visita à uma psiquiatra especializada em identidades de gênero. Na escola, Sasha não tem permissão para aparecer como uma menina, mas deve usar roupas masculinas específicas para o gênero. Imagens filmadas com ternura e close-ups do rosto de Sasha criam uma intimidade gentil. Às vezes, é como se ela não entendesse por que tudo é tão complicado e por que ela não pode simplesmente ser o que é e vestir o que quer. Sébastien Lifshitz, duas vezes vencedor do Teddy Award, pinta o comovente retrato de uma criança de oito anos que questiona seu gênero e que, ao fazê-lo, provoca algumas reações perturbadoras de uma sociedade ainda presa a uma maneira de pensar biologicamente determinista.