• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Agenda cultural / Live de lançamento de “Cultura escrita no Sul do Brasil: estudos de história intelectual e das correspondências”

No dia 28 de junho, segunda-feira, ocorrerá o lançamento de “Cultura escrita no Sul do Brasil estudos de história intelectual e das correspondências”, organizado pelos historiadores Dr. Fernando Vojniak (UFFS) e Dr. Ricardo Machado (UFFS) com contribuição de pesquisadores em diferentes instituições.

A live acontecerá a partir das 19h no canal da Humana Sebo e Livraria no Youtube será mediado por Fernando Boppré e contará com a presença dos organizadores, Fernando Vojniak (UFFS), Ricardo Machado (UFFS), das autoras Paula Marisa Simon, Isabel Schpuis Wendling, Thalia Fahler, Débora Clasen de Paula e dos autores Eduardo S. Neumann, Thiago Cinti Bassoni Santana, Jael dos Santos e também pela coordenadora da editora Argos da Unochapecó, Rosane Natalina Meneghetti Silveira.

“Esses papéis também revelaram coisas miúdas, figuras anônimas ou em condição subalterna. Eles se misturam à papelada administrati­va, a escrita hesitante de crianças e mulheres e relatam acontecimen­tos ordinários e extraordinários em postais de parentes ou amigos distantes, correspondências de funcionários, sócios e colonos. Toda essa documentação permite ver muito mais que tão somente o ates­tado de vidas marcadas apenas por grandes feitos, êxitos e projetos bem-sucedidos, justamente porque ela também permite pensar uma infinidade de possibilidades narrativas e problemas historiográficos. Os trabalhos aqui em proposição constituem, pois, um movimento inicial neste campo de possibilidades”


Os capítulos do livro:

 

Para adquirir o livro, que custa R$59,00, acesse a página da Humana Sebo e Livraria ou da Editora Argos, a partir do dia 28 de junho de 2021.


Sobre os organizadores:

Fernando Vojniak: doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

Ricardo Machado: doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.


Mais informações:

O quê: lançamento do livro “Cultura escrita no Sul do Brasil estudos de história intelectual e das correspondências”, pela editora Argos;
Quando: 28 de junho, segunda-feira, às 19h;
Onde: live transmitida desde o canal da Humana no Youtube;
Quem: com Fernando Vojniak, Ricardo Machado e Fernando Boppré;
Gravação: a conversa ficará registrada no canal da Humana no Youtube após a live;
Contato: fone/whatsapp 49 3316-4566