• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Agenda cultural / Lançamento de “O ator impuro: quatro ensaios sobre teatro”, de Afonso Nilson

No dia 4 de novembro, quarta-feira, ocorrerá o lançamento de “O ator impuro: quatro ensaios breves sobre o teatro”, do dramaturgo e pesquisador Afonso Nilson, pela editora Proscênio.

A live acontecerá a partir das 19h no canal da Humana Sebo e Livraria no Youtube (https://bit.ly/2O2er5Y) e contará com a presença do autor, de Inajá Neckel (professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria) que será a debatedora e a mediação de Fernando Boppré (curador da Humana Sebo e Livraria).

O que quer o público de teatro? Até que ponto o teatro é uma ameaça ao fascismo e à intolerância? O que é um bom ator? São algumas das questões abordadas nos quatro ensaios que compõe “O Ator Impuro”. Neste livro, o autor reflete sobre algumas das questões mais urgentes para as artes cênicas no país, como a ascensão da censura, capacidade e possibilidades de difusão das artes em cidades periféricas, novas configurações e interesses das plateias contemporâneas, bem como uma reflexão sobre   criatividade e limitações na formação de atrizes e atores.

O ensaio que dá nome à coletânea, “O ator impuro”, foi o vencedor, em 2015, do Prêmio Iberoamericano de Ensaios sobre Teatro, promovido pelo CELCIT – Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, uma das mais importantes instituições internacionais de formação e difusão das artes cênicas na América Latina.

A edição conta também com o prefácio da crítica e pesquisadora teatral Beth Néspoli, que salienta que a “escrita fluente e um autor que não se exime de confrontar, com honestidade intelectual, as questões de seu tempo” constituem algumas das razões para a repercussão dos textos.

Para adquirir o livro, que custa R$ 30,00, acesse a página da Humana na Estante Virtual: https://www.estantevirtual.com.br/livreiros/humana-sebo-livraria

Sobre o(as) participantes:

Afonso Nilson:

É dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seus Textos Breves para Estudantes de Teatro, além de Asfixia, texto teatral para cinco atores. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia brasileira contemporânea das últimas duas décadas.

Inajá Neckel:

Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria teatral, pedagogia teatral, interpretação teatral e encenação.

Mais informações:

O quê: lançamento do livro “O ator impuro”, de Afonso Nilson, pela editora Proscênio;
Quando: 4 de novembro de 2020, quarta-feira, às 19h;
Onde: live transmitida desde o canal da Humana no Youtube (https://bit.ly/2O2er5Y);
Quem: com Afonso Nilson, Inajá Neckel e Fernando Boppré;
Gravação: a conversa ficará registrada no canal da Humana no Youtube após a live;
Contato: fone/whatsapp 49 3316-4566