Humana

Agenda cultural / Menos tropical ainda! Debates subtropicalistas

Autor: Gustavo Matte
Projeto gráfico e editoração: Déborah Araújo (Pupah Lab)
Revisão: Gustavo Matte
Lançamento: novembro de 2021
Formato do arquivo: Epub
ISBN: 978-65-992233-3-4

Valor: R$ 24,90 (preço promocional, R$ 19,90 | para adquirir o ebook, clique aqui)


Sinopse

Ebook – Partindo de um ensaio de sua própria autoria publicado em 2017 (Menos tropical e mais tropicalista: subtropicalista), Gustavo Matte propõe neste livro uma retomada e uma revisão do texto anterior, de maneira a propor novas bases e a continuação de um debate que tem se demonstrado bastante profícuo. Os argumentos giram em torno da criação de um conceito, o “subtropicalismo”, que surge para tentar dar conta da experiência curiosa que é viver o Brasil a partir de um lugar tão específico: a região Oeste de Santa Catarina, com todas as particularidades de sua formação cultural. Sendo um espaço de colonização recente e acelerada, italiana e alemã, em território Caingangue, onde os grandes “temas históricos nacionais” (como a escravidão de africanos, a colonização portuguesa e o domínio territorial português) não existiram, essa região acaba surgindo meio que alheia à ambiência sociocultural do Brasil, extraviada da tradição nacional; ao mesmo tempo, imberbe demais para ter uma tradição própria bem definida, perceptível, continuável. Mas como falar a partir de um lugar sem tradição? É um lugar sem passado? Sem memória? Como pertencer a esse lugar? Ou melhor: como pertencer literariamente a esse lugar? A busca pela resposta é desdobrada analiticamente neste ensaio e nos textos novos que o seguem, problematizando noções de cultura, regionalidade e nacionalidade e exercendo um olhar que dilui a presença hegemônica da brasilidade luso-tropical na evidência de outras formas de sensibilidade e experiência.


Lançamento

O lançamento do ebook, publicado pela Editora Humana, ocorreu durante a programação da 4ª Feira do Livro de Chapecó, no dia 2 de novembro. A live contou com a presença do autor, com a participação de Fernanda Sampaio, Paulo Damin, Rodrigo Adriano Machado e mediação de Fernando Boppré.

Clique aqui e confira o registro da conversa.


Sobre o autor

Gustavo Matte é escritor, crítico cultural e doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS. Coordena e produz conteúdo para o canal Cultura Contracultura no Youtube e é autor do romance Nuvem Colona (Caiaponte, 2019). Crédito da foto: Anelise De Carli.


Saiba o que já foi dito sobre o livro:

Resenha
“Mudar-se para a metrópole”, por Ítalo Alves, em novembro de 2021.