Humana

Agenda cultural / Livro Evasões Poéticas reunirá 10 escritories da região Oeste de Santa Catarina

Um encontro-coletânea de evasões poéticas. Prosas e poemas que retiram sues escritories do mundo que violenta por ser o mundo que é. Um mundo que avança de coturno. Pisa, chuta e tropeça no que lhe é invisível. Quais são essas evasões poéticas? Quais os subterfúgios vividos? De onde se contempla o mundo que tropeça na pessoa que contempla o tropeço?

Um livro assim é um destes tropeços do mundo com o invisível. Rubi Garcia (Universidade Federal da Fronteira Sul), Fernando Boppré (Editora Humana) e Giba Duarte (Coletiva Açu), editories. Três pessoas brancas de classe média dizendo “só vem”. A ideia é publicar escritas que se evadam do mundo violento. Escritas de reexistências de pessoas hiper-singulares que se viram na intersecção de diferentes opressões. Racismo, misoginia, homofobia, transfobia, xenofobia, preconceito de classe. Interessa incorporar também o que cês querem. Não é isso que move a escrita que se evade? Temos coisas para decidir ainda.


Sobre a edição

Esta convocatória tem por objetivo a publicação de um livro de coletânea literária de prosa e poesia que reunirá 10 escritories da mesorregião Oeste de Santa Catarina. A edição será em formato físico e digital.

Financiamento do livro

A ação já conta com recursos para a impressão de 50 exemplares e livro digital por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A Editora Humana arcará com os custos de editoração (preparação de originais, concepção e supervisão do projeto gráfico, revisão editorial, pedidos de ficha catalográfica e ISBN, lançamento da publicação).

Uma campanha de financiamento coletivo será realizada para a impressão de mais 150 exemplares.


Distribuição do livro

O livro em formato e-book será distribuído gratuitamente pela internet através da loja virtual da Humana Sebo e Livraria e no sítio eletrônico da UFFS (download gratuito em formato PDF).

>>> Com o financiamento da FAPESC, os 50 livros impressos serão distribuídos da seguinte forma:

– 24 (vinte e quatro) exemplares serão distribuídos nas bibliotecas da região oeste de Santa Catarina (bibliotecas públicas municipais, bibliotecas de instituições de ensino básico e superior)

– 26 (vinte e seis) exemplares serão distribuídos entre escritories e editories (2 exemplares por pessoa)

>>> Com a campanha de financiamento coletivo esperamos imprimir mais 150 exemplares que serão distribuídos das seguinte forma: o livro impresso terá ao total (caso alcançadas as metas do financiamento coletivo), 200 exemplares:

– 35 (trinta e cinco) exemplares serão distribuídos nas bibliotecas da região oeste de Santa Catarina (bibliotecas públicas municipais, bibliotecas de instituições de ensino básico e superior)

– 65 (sessenta e cinco) exemplares serão distribuídos entre escritories e editories (5 exemplares por pessoa)

– 100 (cem) exemplares serão destinados à comercialização em pré-venda (financiamento coletivo) e pós-venda (em livrarias físicas e virtuais) ao valor unitário de R$ 44,90.


Como e o que inscrever?

– Serão selecionades 10 escritories

– Aos escritories é assegurado o reconhecimento dos direitos autorais de suas produções textuais, conforme a Lei nº 9610/98 (Lei de Direitos Autorais Brasil);

– Cada candidate poderá inscrever 1 (uma) prosa e até 3 (três) poemas;

– Para textos em prosa = máximo 15.000 caracteres com espaços;

– Para poesia/poema/slam = máximo 300 linhas (incluindo título e espaços entre estrofes);

– Textos inéditos, sem direito de uso restrito, sem trechos, nomes, imagens ou qualquer tipo de mídia protegida por lei;

– As prosas e poemas serão lides e selecionades por Rubi Garcia (UFFS), Fernando Boppré (Editora Humana) e Giba Duarte (Coletiva Açu);

– Para qualquer dúvida sobre esta convocatória, ficamos à disposição para esclarecimentos por meio do e-mail: evasoespoeticas@gmail.com


Prazos

– As inscrições ficarão abertas do dia 06/04/2022 até o dia 27/05/2022 via formulário de inscrição (clique aqui);

– A divulgação da seleção ocorrerá no dia 1º/07/2022 na página da Humana Sebo Livraria (www.humanasebolivraria.com.br);