• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Agenda cultural / Regina Melim e Gabi Bresola: plataformas editoriais par(ent)esis e editora editora

Descrição:

As plataformas editoriais têm sido cada vez mais utilizadas por artistas e escritores(as) contemporâneos(as) para viabilizar a pesquisa e a publicação de livros, revistas, zines, panfletos ou outros formatos, incluindo os livros virtuais. O campo das artes visuais, desde a década de 1960, é um manancial de experiências ousadas e capazes de criar espaços alternativos de circulação de ideias e impressos.

Na noite do dia 28 de julho, Regina Melim e Gabi Bresola, ambas artistas e editoras, realizaram uma conversa franca e interessantíssima sobre plataformas editoriais, em especial, sobre as plataformas por elas geridas, a par(ent)esis e a editora editora. A live contou com a participação especial de Arnaldo Russo, livreiro da Coruja Buraqueira, livraria independente localizada em Laguna, no sul de Santa Catarina. Arnaldo também é editor do selo Sambaqui. A mediação foi realizada por Fernando Boppré, fundador da Humana Sebo e Livraria.


Como assistir:

Acesse nosso canal do Youtube e confira o registro da conversa, clique aqui


Sobre as convidadas:

Regina Melim é criadora da par(ent)esis, plataforma independente que iniciou seus trabalhos em 2006 para pesquisar, produzir e publicar projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações impressas. A plataforma par(ent)esis é um desdobramento de suas atividades como pesquisadora e professora na Graduação e na Pós-Graduação em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Dentre suas ações na universidade está a coordenação, junto com Raquel Stolf, do grupo de pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus processos experimentais. Em 2015, também junto com Raquel Stolf, passou a organizar a SALA DE LEITURA SALA DE ESCUTA, projeto que abriga um acervo de publicações impressas e sonoras. Regina Melim publicou em 2008, pela Zahar, o livro “Performance nas artes visuais”, referência para o estudo da performance no Brasil.

Gabi Bresola é artista. Trabalha na coordenação editorial da miríade edições/editora editora e na plataforma par(ent)esis. É produtora cultural na Ombu produção e co-organizadora da “flamboiã – feira de publicações de artista”. Desde fevereiro de 2017 divide com Regina Melim a pesquisa, a produção e a publicação de todos os projetos da par(ent)esis. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Gabi Bresola faz parte do Conselho Editorial da Editora Humana.