• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Loja / Sagu

Para adquirir este livro, acesse a página da Humana na Estante Virtual, clicando aqui. No campo “Buscar neste vendedor”, digite “Sagu”.

Por que ler?

Sagu é uma preciosidade feita em nosso entorno. Em uma edição autoral – com projeto gráfico de Tina Merz e coordenação editorial de Gabi Bresola da miríade edições – a temática do campo ganha centralidade. O livro carrega em seu cerne uma crítica radical ao agronegócio e uma ode à vida campesina. A escrita de Mariana traz relatos de sua própria experiência ao lado da família na lida rural diária. Assim começa o livro: “A estrebaria, lugar onde minha mãe tirou leite por mais de trinta anos, não era nem a nossa casa, nem era a escola a gente estudava. Nela a gente não podia ser o que era em casa, muito menos o que era na escola. Era outra coisa”.

Assista

O lançamento de Sagu foi realizada em uma live da Humana Sebo e Livraria. Na ocasião, Mariana Berta conversou sobre o livro com o Coletivo Inço (Audrian Cassanelli e Diana Chiodelli), com mediação de Janaína Corá. A conversa foi ótima, para assistir clique aqui.

Trechos

“Discórdia.
  quando os desbravadores derrubavam os pés de cedro aquela vez, 30 metros de altura tinham, no mínimo, o barulho deles tombando era uma coisa sem palavra, o chão tremeu e o eco até hoje dá a volta ao mundo, quando chegar aqui vai acontecer alguma coisa.”

“o monsantismo não é só soja, ele é uma estética, um conjunto de valores, um modo de ser e estar no mundo, de sentir, de julgar. o monsantismo é todo o produto de uma maneira estreita de pensamento, que olha pro mundo como se ele fosse separado de si mesmo, como se a natureza fosse um objeto decodificante, um meio para um fim.”

“antes de calçar as bota, dou uma sacudida, prevenir das aranha, amarro meu pañuelo na cabeça, pra franja não cair e lembro da sentença forte da mãe: se bote sempre calça e blusa de manga comprida pra mexer fora!”