• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Loja / A morte de Ivan Ilitch

Para adquirir este livro, acesse a página da Humana na Estante Virtual, clicando aqui. No campo “Buscar neste vendedor”, digite “A morte de Ivan”.

Por que ler?

Porque Lev Tolstói é um dos heróis santos da literatura moderna, um sujeito que conseguiu problematizar a sua condição abastada, aristrocrática numa Rússia absolutamente feudal, escravista e desigual. Sua literatura é uma viagem pela alma humana repleta de pensamentos que podemos ajudar a nos situar.

Nesta novela, considerada uma das mais perfeitas já escritas, Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir. Otto Maria Carpeaux considerava A Morte de Ivan Ilitch “uma das obras mais comoventes e mais pungentes da literatura universal, talvez a obra-prima de Tolstói”.

Esta é a melhor edição de A Morte de Ivan Ilitch no Brasil, com tradução direta do russo de Boris Schnaiderman, publicado pela excelente Editora 34.

Ficha técnica