• estante virtual
  • facebook
  • instagram
  • youtube
Humana

Loja / Estoicismo

Para adquirir este livro, acesse a página da Humana na Estante Virtual, clicando aqui. No campo “Buscar neste vendedor”, digite “Estoicismo”.

Por que ler?

Precisamos de uma filosofia capaz de curar a alma adoecida da humanidade em guerra. A escola estóica concordou em simplificar as questões metafísicas enfrentadas pela filosofia clássica de Sócrates-Platão-Aristóteles, para se debruçar sobre como problemas como “a coerência entre o dizer e o fazer”. O estoicismo é um movimento que se desenvolveu ao longo de quinhentos anos entre a Grécia já helenizada pela presença dos macedônicos (com filósofos como Zenão de Cítio, Cleantes de Assos e Crísipo) e chegou aos romanos, naquilo que é conhecido como neoestoicismo, com os escritos célebres de Sêneca, Epiteto e Marco Aurélio.

O autor deste “perfil racional do pensamento estóico” é Roberto Radice. Ele é professor de História da Filosofia Antiga na Universidade Católica de Milão. Uma dica da Humana: sempre que for buscar informações sobre a filosofia, procure ler filósofos(as), historiadores(as), pesquisadores(as) que em algum momento de sua formação acadêmica trilharam a disciplina da filosofia. Isso vai lhe poupar muita desinformação e vai manter sua mente limpa da enormidade de baboseira que se diz hoje sobre filosofia. Para nós aqui da Humana, a filosofia é um dos campos de conhecimento capaz de fornecer uma base racional, lógica e ética sobre a existência. Em especial, a Filosofia Antiga tem muito a nos dizer ainda! Temos uma estante inteiramente dedicada ao assunto aqui em nossa livraria.

Trecho:

“[…] o estoicismo, substancialmente, tem base nestas linhas:
1. abrindo a escola a um grande número de discípulos, também não gregos e também mulheres;
2. evitando, tanto quanto possível, as argumentações demasiadamente abstratas e de difícil comunicação;
3. concedendo uma particular ênfase à moral em relação a outras disciplinas;
4. mantendo a física e a lógica como estruturas de sustentação ética para fundar a moral sobre um conceito universal de natureza;
5. potencializando os aspectos consoladores da filosofia, bem como sua função terapêutica dos males da alma;”

Ficha técnica: