Humana

Agenda cultural / Mari Madóglio: trabalhadora e sindicalista

Título: Mari Madóglio: trabalhadora e sindicalista
Autora: Andréa Luiza da Silveira
Capa, projeto gráfico e editoração: Aline Assumpção
Revisão: Denize Gonzaga
Coordenação editorial: Fernando Boppré
Coordenação da coleção Biografemas: Ricardo Machado
Páginas: 120
Dimensões: 18 x 14 x 2cm
Lançamento: 05 de julho de 2025.
ISBN: 978-65-83598-01-1
Preço de capa: R$ 35,00 [clique aqui para adquirir]


Sinopse:

A trabalhadora e sindicalista Mari Madóglio é retratada a partir de documentos e depoimentos que abrangem a infância na pequena propriedade rural, o trabalho na indústria frigorífica e a liderança sindical em Chapecó. Este livro de Andréa Silveira acompanha sua trajetória: a família no interior, a aproximação com os movimentos sociais – com destaque para a atuação nas lutas que conquistaram mudanças nas condições dos trabalhadores da agroindústria. Em estilo ensaístico e se utilizando de fragmentos, a vida da autora se entrelaça com a da biografada, celebrando a força da resistência diária e o poder transformador da mobilização coletiva.

Sindicalista, Mari, atuou entre 2010 e 2020 num contexto de conquistas fundantes do movimento sindical dos trabalhadores de frigorífico de Chapecó/SC, com repercussão nacional e internacional. Desde criança auxilia a família nas atividades laborais próprias de quem vive no campo. Tornou-se uma mulher participante das atividades políticas e religiosas mediadas por seus familiares e comunidade, inspiradas na Teologia da Libertação. Migrou para Chapecó, berço da indústria frigorífica. Foi funcionária da Brasil Foods – BRF de 1993, à época Sadia S.A., até 2021, quando finalizou seu vínculo empregatício aos 50 anos, completando 27 de trabalho. Trabalhadora, esposa, mãe e sindicalista, sua trajetória nos revela as contradições vividas no contexto social e político do universo do trabalho na agroindústria.

Projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura aplicada pelo Município de Guatambú/SC – Edital N° 01/2024


Sobre a Autora:

Andréa Luiza da Silveira é psicóloga e escritora. Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua há mais de duas décadas como psicoterapeuta, com base na psicologia existencialista, especializando-se na vertente clínica sartreana. Mestre e doutora na área da saúde do trabalhador, dedicou-se a investigar os vínculos entre corpo, tempo e sofrimento psíquico, especialmente entre trabalhadoras e trabalhadores do setor frigorífico — experiência que culminou na tese A corporeidade e a temporalidade em processos de adoecimento no trabalho. Sua escrita percorre as bordas entre clínica, filosofia e literatura, sempre com atenção ao humano em situação — psíquica, cultural e política.


Lançamentos:

Chapecó/SC

31 de agosto de 2025, às 16 horas no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria, localizado na rua Marechal Bormann, 82D, Sala 13, Centro, com participação da autora e sessão de autógrafos.


Sobre a Coleção Biografemas:

A grafia de uma vida é necessariamente o movimento desta vida. Biografemar é reconhecer na própria escrita a impossibilidade do todo, recusando a ilusão biográfica, escapando dos códigos e conexões lineares do gênero biográfico. Significa caminhar na direção do outro sabendo que não há como seguir pegadas de uma vida, sem deixar suas próprias marcas. Inspirado no conceito de biografema forjado por Roland Barthes, a coleção apresenta breves ensaios biográficos a respeito de artistas, cientistas, filósofos, educadores que, por algum motivo, hoje se encontram esquecidos ou afastados do cânone artístico e intelectual. Interessa-nos tomar a vida como um percurso que conecta a produção artística e intelectual de uma época, experiências daqueles viveram e/ou produziram à margem do seu próprio tempo ou em deliberado confronto com os cânones estabelecidos.