A genialidade de Jean-Michel Basquiat em cena no Cineclube Humana de março
Jean-Michel Basquiat foi um dos artistas mais geniais da história da arte. Reconhecido por sua postura iconoclasta (chegou a ser sem-teto no início da carreira) e pela força expressiva de suas pinturas, a presença de Basquiat mudou em definitivo o curso da história da arte contemporânea. “Jean-Michel Basquiat: a criança radiante/Jean-Michel Basquiat: the radiant child” é um documentário de 93 minutos, dirigido por Tamra Davis, em 2010, que investiga a vida e a obra de Jean-Michel Basquiat. Nele, é possível conhecer a força e os tormentos deste artista que, assolado pelo racismo estrutural estadounidense, não deixou de se fazer ver e ouvir, seja através de grafites, pinturas, músicas ou filmes.
Teremos o prazer de assistir ao filme e contar, na sequência, com um debate junto à artista e professora de artes Janaína Corá, uma apaixonada por Basquiat, que há mais de 20 anos leva o legado do artista para os bancos escolares. A mediação será de Fernando Boppré, livreiro da Humana. A sessão ocorrerá no dia 02 de março de 2024, às 16h, no Café Brasiliano, que fica ao lado da Humana Sebo e Livraria.
A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com antecedência no balcão da livraria ou a partir de 1 hora antes do início da sessão. Temos a capacidade para acolher até 35 pessoas.
Sinopse:
Baseado em entrevistas e imagens do arquivo de Basquiat, o documentário dirigido por Tamra Davis conta a história de Basquiat a partir de suas próprias palavras. A carreira artística, vertiginosa e de uma intensidade poucas vezes vista na história da arte, durou apenas 10 anos de carreira já que o artista faleceu aos 27 anos. Ficou conhecido, inicialmente, pelos graffitis com frases próprias e desconcertantes que assinava com o pseudônimo SAMO nos muros do Lower East Side, em Manhattan, no final dos anos 1970. Ele vendeu a sua primeira pintura por 200 dólares, namorou Madonna e se tornou amigo e colaborador de Andy Warhol, conquistando o estrelato internacional com seu trabalho neoexpressionista influenciado pelo bebop.
ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO No 007/2023 – LEI PAULO GUSTAVO / MUNICÍPIO DE CHAPECÓ E É DESENVOLVIDO COM O APOIO DO PRÊMIO CATARINENSE DE CINEMA E DA LEI PAULO GUSTAVO.
Serviço:
O quê: Edição de março do Cineclube Humana;
Qual filme: Jean-Michel Basquiat: a criança radiante, de Tamra Davis;
Quando: 02 de março de 2024, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro);
Mais informações: 49 3316-4566