Caravana da Editora Humana promove lançamentos e conversa com autores
A Editora Humana coloca o pé na estrada. Aberta em 2020 em Chapecó, Santa Catarina, como um selo da Humana Sebo e Livraria, desde então tem se dedicado a publicar livros voltados à literatura, ciências humanas e artes. Entre os dias 20 e 23 de julho, a Editora estará em quatro cidades promovendo lançamentos e conversas com autores.
No Paraná, em Curitiba, no dia 20 de julho, às 19h, na livraria Arte e Letra, ocorrerá a sessão de autógrafos dos livros “Dario Vellozo: em busca do templo perdido”, de Caio Ricardo Bona Moreira e “Sándor Lénárd no fim do mundo”, de Fernando Boppré. Os autores também conversarão com o público sobre suas pesquisas. Além disso, acontecerão leituras de textos de Dario Vellozo por membros do Centro de Letras do Paraná, da Academia Feminina de Letras do Paraná, da Academia Paranaense da Poesia, da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, da Academia de Letras José de Alencar e do Instituto Neo-Pitagórico. Dario Vellozo foi um dos nomes mais importantes da poesia simbolista paranaense.
Em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no dia 21 de julho, quarta-feira, às 17h, a sessão de autógrafos do livro “Sándor Lénárd no fim do mundo” será realizada na livraria Grafipel. Na ocasião, o autor fará uma conversa sobre o livro com a participação especial do escritor Carlos Henrique Schroeder. Sándor Lénárd foi um escritor de origem húngara que se radicou no Vale do Itajaí. Jaraguá do Sul conta com uma expressiva comunidade de descendentes de imigrantes húngaros.
No dia seguinte, 22 de julho, às 19h30, é a vez do lançamento de “Sándor Lénárd no fim do mundo” e palestra com o autor Fernando Boppré em Blumenau (SC). A programação ocorrerá no auditório Carlos Jardim na Secretaria Municipal de Cultura. A esposa de Lénárd, Andrietta, residiu por anos na cidade. Sándor frequentou a cidade, chegando a participar de exposições com seus desenhos em salões de arte locais.
Por fim, no dia 23 de julho, às 18h, ocorre o lançamento de “Sándor Lénárd no fim do mundo” na Biblioteca Rural, em Rodeio (SC). O espaço coordenado pelo escritor Cristiano Moreiro também abriga a hospedaria Quinta da Gávea e a tipografia Papel do Mato. Na ocasião, Fernando Boppré conversará com o público sobre a publicação.
Em destaque neste tour, a coleção Biografemas, que tem quatro títulos publicados. Segundo o coordenador editorial da coleção, Ricardo Machado (historiador e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul), a proposta é “apresentar ensaios biográficos a respeito de artistas, cientistas, filósofos, educadores que, por algum motivo, hoje se encontram esquecidos ou afastados do cânone artístico e intelectual”. Os livros publicados são: “Dalme Marie: escultora”, de Daiana Schvartz; “Vicente Morelatto: histórias de um autor e seu livro”, de Fernando Vojniak”; “Sándor Lénárd no fim do mundo”, de Fernando Boppré e “Dario Vellozo: em busca do templo perdido”, de Caio Ricardo Bona Moreira. A Editora Humana possui ainda dois outros títulos publicados: “Lindolf Bell: crítica de arte em Santa Catarina”, de Daiana Schvartz e “Félix”, de Ricardo Machado.
Sinopses e mais informações sobre cada livro, clique aqui.
Serviço
O quê: Lançamentos de livros da Editora Humana;
Onde: Livraria Arte e Letra (Curitiba/PR), Livraria Grafipel (Jaraguá do Sul/SC), Fundação Cultural de Blumenau (Blumenau/SC) e Biblioteca Rural (Rodeio/SC);
Quando: 20, 21, 22 e 23 de julho de 2022;
Mais informações: com Fernando Boppré (fone/whatsapp: 48 9-9164-4879).