Humana

Agenda cultural / Cinema na Linha tem pré-estreia na sessão de novembro do Cineclube Humana

Cinema na Linha realiza pré-estreia na edição de novembro do Cineclube Humana. Em cartaz, 5 curtas-metragens catarinenses selecionados por edital público que recebeu mais de 80 inscrições com filmes de ficção e não-ficção realizados nos últimos 5 anos no estado.

Dia 1º de novembro, às 16h, no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria. São 35 ingressos gratuitos disponíveis, orientamos a reserva com antecedência pelo whatsapp 49 3316-4566.

Após a sessão, ocorrerá um debate com alguns dos(as) realizadores(as) e personagens dos filmes exibidos, com mediação de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino, cineastas e idealizadores do projeto Cinema na Linha.


Conheça os filmes em cartaz:

A Cidade que Tinha um Cinema
Documentário, 20’ – Direção: Daniela Farina – Xaxim (SC)
Sinopse: Durante um passeio por Xaxim, três crianças descobrem o antigo cinema da cidade. As lembranças dos moradores sobre o Cine Guarany resgatam a memória afetiva do lugar e refletem sobre o papel transformador da arte e da coletividade nas pequenas comunidades.

Compartir dos dias
Documentário, 20’ – Direção: Guilherme Cavichioli – Chapecó (SC)
Sinopse: Três trabalhadores com trajetórias distintas, mas unidos pela decisão de viver no Brasil. O documentário acompanha suas rotinas e afetos, revelando diferentes formas de trabalho, convivência e pertencimento.

Mira
Documentário, 13’ – Direção: Júlia Rizzo – Havana (Cuba)
Sinopse: Um encontro entre a diretora e Katherine, uma menina de nove anos, ligadas por uma condição congênita. “Mira” é um convite a enxergar o mundo nas pequenas coisas — uma flor, um gesto, a areia macia — redescobrindo o olhar sensível sobre o cotidiano.

Olharte: a negritude na arte que segue
Documentário, 20’ – Direção: Alessandra Cristina Favretto – Chapecó (SC)
Sinopse: O artista Jean Magnus, conhecido como Olharte, usa o graffiti como ferramenta de resistência e afirmação da identidade negra. Suas obras questionam padrões eurocêntricos e reivindicam representatividade nas ruas, transformando muros em espaços de memória e pertencimento.

O Monstro do Pântano do Sul
Ficção, 16’ – Direção: Marko Martinz – Florianópolis (SC)
Sinopse: Lola tenta desvendar o mistério por trás do monstro que aterroriza as crianças de um acampamento escolar. A investigação revela uma história sobre consciência ambiental e encantamento nas margens de um pântano do litoral catarinense.


Sobre o Cinema na Linha

Desenvolvido pela Margot Filmes, com recursos do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024, da Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, o Cinema na Linha chega à terceira edição com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e aproximar a arte das comunidades rurais.

A partir da pré-estreia em Chapecó, o Cinema na Linha inicia seu percurso pelos municípios de Marema, Formosa do Sul, Arvoredo, Caxambu do Sul, Nova Itaberaba e União do Oeste, levando sessões gratuitas ao ar livre em um grande telão inflável, para comunidades do interior. O público é convidado a levar cadeiras de praia, chimarrão e participar de um ambiente de convivência, com pipoca, música, conversas sobre cinema, fotografia e sorteios de brindes culturais.


Percurso

01/11 – SESSÃO DE CINEMA – 16h, no Café Brasiliano – ao lado da Humana Sebo e Livraria;

04/11 – Oficina de fotografia – 07h45 às 11h45 Local: EEB Professor Zelino Carbonera;

05/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, no Campo Municipal saída para a Linha Carlos Gomes;

05/11 – Oficina de fotografia – 07h30 às 11h30 na EEB Rui Barbosa;

07/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, na Comunidade da Linha Barão do Triunfo

06/11 – Oficina de Fotografia – 13h às 17h, no Auditório da Secretaria de Educação;

08/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, na Comunidade da Linha Lomba Grande

07/11 – Oficina de Fotografia – 13h às 17h, no Departamento Municipal de Cultura;

11/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, na Linha Dom José;

10/11 – Oficina de Fotografia – 08h às 12h, na Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista

14/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, na Comunidade da Linha Bela Vista;

11/11 Oficina de Fotografia, 07h30 às 11h30, na EEB São Luiz;

15/11 – SESSÃO DE CINEMA – 19h30, na Linha São Luiz – Praça Central.


Créditos:
Texto: Camila Almeida
Artes: Marília Goldschmidt
Fotos: Divulgação

Atendimento à imprensa:
Camila Almeida – Assessora de imprensa cultural
(49) 99919-2397