
Cinematografia da África do Sul em debate com o roteirista e pesquisador Marcelo Esteves
O Cineclube Humana, que já realizou mais de cinquenta sessões gratuitas desde 2019, convida para a sua edição de junho de 2025, dedicada ao cinema africano. Para nos ajudar a compreender aspectos do cinema do sul da África, a Humana Sebo e Livraria traz do Rio de Janeiro, o roteirista e pesquisador Marcelo Esteves, que debaterá o filme “Mais uma página”, com atuação e direção de Kagiso Lediga, realizado na África do Sul em 2017.
Depois da sessão, o debate será acompanhado do lançamento do livro “Cartografias Cinematográficas: as cidades no cinema contemporâneo da África Austral”, de Marcelo Esteves, publicado pela editora Multifoco (2024). O autor esteve no sul da África para a pesquisa e tem um dos capítulos do livro dedicado ao filme que exibiremos.
A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com antecedência no balcão da livraria ou a partir de 1 hora antes do início da sessão. Se preferir, basta preencher e enviar o formulário abaixo para que o seu ingresso seja reservado. Temos a capacidade para acolher até 35 pessoas. A classificação indicativa é de 16 anos.
Sinopse do filme:
Max Matsane (Kagiso Lediga) é um escritor em crise criativa e professor universitário que vive com Sam (Pearl Thusi), sua esposa que é uma jornalista em ascensão. Quando o famoso autor Heiner Miller (Andrew Buckland) volta a Joanesburgo, hospedando-se com o casal, a relação deles é colocada à prova.
Sobre o livro:

Com a queda do apartheid na África do Sul (1994) e as independências de Moçambique (1975) e Zimbabwe (1980), as cidades, territórios severamente marcados pela segregação perpetrada pelo colonizador, passam a atrair a atenção de cineastas locais, ao se transformarem no palco de acirrados debates acerca da segregação, do direito à moradia, da relação campo-cidade, do embate entre tradição e modernidade. As cidades africanas, até certo momento tidas como projetos interrompidos e inacabados do pesadelo colonial, passaram a ser consideradas, em toda a sua complexidade, como a epítome da própria modernidade africana. As imagens dessas cidades modernas, complexas e desiguais, que emergem do cinema contemporâneo local, rasuram ou perturbam o regime dominante de representação do continente africano propagado pelo cinema e pela mídia ocidentais, problematizam visões que prevaleceram nos contextos de luta anticolonial e conquista da independência e contribuem para a renovação do repertório de imagens da África arquivadas pelo Ocidente. Johannesburgo, Maputo e Harare. Os filmes analisados neste livro ajudam a criar cartografias outras das cidades africanas levadas às telas. Tais cidades cinemáticas – ao editar, seccionar, justapor, aproximar e eliminar espaços – produzem percepções múltiplas e, às vezes, inesperadas.
Preço de capa: R$ 69,90
ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DO APOIO DO PRÊMIO CATARINENSE DE CINEMA E DA LEI PAULO GUSTAVO.
Serviço:
O quê: Edição de julho de 2025 do Cineclube Humana + lançamento do livro “Cartografias Cinematográficas: as cidades no cinema contemporâneo da África Austral”, de Marcelo Esteves;
Qual filme: “Mais uma página”, direção de Kagiso Lediga;
Quando: 12 de julho de 2025, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro, Chapecó);
Mais informações: 49 3316-4566.
Formulário de inscrição
Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo: