Humana

Agenda cultural / Em destaque, leitura de livro censurado em Chapecó, de Telma Scherer e também de títulos de Michelli Provensi e Nêgo Bispo

A leitura é um ato solitário, mas o que fica dentro de nós sobre cada autor e seu livro pode gerar um encontro prazeroso, com trocas de experiências e aprendizagem. Esta é a ideia do Clube de Leitura Voraz da Humana e Livraria. Se você é como nós, que quando termina a leitura de um ótimo livro, quer conhecer um pouco mais sobre a obra, a biografia e o contexto de quem o escreveu, conversar com outras pessoas e compartilhar este entusiasmo, então o Clube de Leitura Voraz é seu espaço.

Como funciona?

A cada estação, a Humana Sebo e Livraria convida para a leitura e discussão de títulos que representam importantes contribuições para a literatura. A curadoria da edição outono-inverno de 2024 traz um caráter urgente.

Iniciaremos com a leitura de “Não alimente a escritora” (editora Urutau), da poeta Telma Scherer, livro recentemente censurado na Escola de Ensino Básico Lourdes Lago em Chapecó. Para se poder argumentar contra o extremismo que não consegue conviver com a liberdade de expressão, é preciso ler e ter conhecimento sobre os livros que estão entrando para o nosso Index contemporâneo (livros proibidos).

Em seguida, leremos “Marinheira de açude” (editora Reformatório), livro vencedor do prêmio de contos da Biblioteca Nacional, da autora Michelli Provensi, nascida no Oeste de Santa Catarina. A autora estará conosco, no dia 6 de julho de 2024, para participar da 2a Festa Literária de Chapecó. Para fechar este ciclo, propomos a leitura do revolucionário “A terra dá, a terra quer” (editora Ubu), do quilombola Antônio Bispo do Santos. Este livro foi determinante para o conceito gerador da 2a Festa Literária de Chapecó, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho de 2024, com mais de 30 autores e pesquisadores convidados.

Quem conduz?

A condução do Clube de Leitura Voraz é realizada por Fernando Boppré (escritor, curador e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina). A cada encontro será proposto um guia de leitura que abordará aspectos literários, históricos, biográficos e sociais da obra abordada que servirá como ponto de partida para o debate.

Quanto custa?

Esta é mais uma atividade gratuita oferecida à comunidade pela Agenda Cultural em Rede da Humana Sebo e Livraria. Necessária inscrição prévia no balcão da livraria ou preenchendo o formulário abaixo. Você pode se inscrever para um encontro ou para todos, bastando informar no formulário.

Quando serão os encontros?

– 25 de maio de 2024, sábado, às 16h:
Livro: Não alimente a escritora
Autora: Telma Scherer
Edição: Urutau
Ano: 2021

– 22 de junho de 2024, sábado, às 16h:
Livro: Marinheira de açude
Autora: Michelli Provensi
Edição: Reformatório
Ano: 2022

– 31 de agosto de 2024, sábado, às 16h:
Livro: A terra dá, a terra quer
Autora: Antônio Bispo dos Santos
Edição: Ubu
Ano: 2023

Serviço:

O que: Clube de Leitura Voraz curadoria outono-inverno 2024;
Quando: 25.05, 22.06 e 31.08.2024, sábados, às 16h;
Local: Humana Sebo e Livraria (R. Mal. Bormann, 82D, Centro, Chapecó);
Quanto: Gratuito;
Inscrições: balcão da livraria ou formulário on-line no site da Humana;
Mais informações pelo fone/whatsapp: 49 3316-4566.

Formulário de inscrição

Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo: