Humana

Agenda cultural / Documentário de José Rafael Mamigonian, “Em nome de Cruz e Sousa” aborda o protagonismo da população negra em Santa Catarina

Em parceria com Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul (NEABI-UFFS), a Humana Sebo e Livraria tem o prazer de convidar para a estreia em Chapecó do filme “Em nome de Cruz e Sousa”, com direção de José Rafael Mamigonian e roteiro/pesquisa história de Luana Teixeira e Beatriz Mamigonian, que participarão do debate após a exibição em transmissão ao vivo desde Florianópolis (SC).

A sessão extraordinária do Cineclube ocorre no dia 23 de setembro, sábado, às 16h, no Café Brasiliano. Para o debate presencial, contaremos com a presença da professora Renilda Vicenzi, do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

Ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente no balcão da livraria ou 1 hora antes da exibição. São 30 lugares disponíveis. Classificação indicativa: livre. O filme possui 30 minutos e foi finalizado em 2023.


Sinopse

A abolição da escravidão foi um dos momentos mais importantes na história do Brasil. Mas a simples libertação dos escravos após mais de 300 anos de opressão, sem que nenhuma outra medida fosse tomada, trouxe enormes desafios a serem enfrentados pela população afrodescendente. No sul do Brasil, um dos caminhos foi a criação de associações cívicas e recreativas que promovessem sua união. O Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, de Florianópolis é uma destas associações, cuja história relaciona especial reverência à memória do escritor negro João da Cruz e Souza aos embates por visibilidade e reconhecimento dos intelectuais negros catarinenses nas primeiras décadas do século XX. O curta metragem situa o associativismo do pós-abolição à história da escravidão e das transformações econômicas da Ilha de Santa Catarina, que naquela década ganharia a primeira ponte de ligação com o continente, marco da modernização da cidade. Baseado em extensa pesquisa documental e iconográfica, o documentário de curta metragem Em nome de Cruz e Sousa reconstruiu a história deste coletivo pioneiro, no contexto da presença e do protagonismo da população negra em Santa Catarina nos anos 1920. Este trabalho foi integralmente custeado com recursos públicos oriundos do Prêmio Catarinense de Cinema, edital promovido anualmente pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura.


Ficha técnica

Produção: Atalaia Filmes
Direção, pesquisa e montagem: José Rafael Mamigonian
Pesquisa histórica e roteiro: Luana Teixeira e Beatriz Mamigonian
Narradora: Drica Santos
Atores: André Luís Patrício e Eduardo Acaiabe
Direção de fotografia: Alan Langdon
Direção de som: João Godoy
Produção executiva: Fábio Fernandes
Direção musical: Norberto Depizzolatti


Serviço

O quê: Edição extraordinária Cineclube Humana em parceria com o NEABI-UFFS;
Qual filme: “Em nome de Cruz e Sousa”, de José Rafael Mamigonian
Quando: 23 de setembro de 2023, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro);
Mais informações: 49 3316-4566