Humana

Agenda cultural / Documentário palestino em cartaz no Cineclube Humana de abril

Bisavó, avó, mãe e filha – esta última a cineasta franco-palestina Lina Soualen, que assina a direção do filme em cartaz – têm suas trajetórias drasticamente alteradas pela rotina de invasões e violências impostas pelas forças armadas israelenses. A edição de abril do Cineclube Humana destaca a ocupação sionista em território palestino que, recentemente, ganhou novos e trágicos episódios em Gaza, mas que desde a década de 1940 assola o povo palestino.

A sessão do documentário “Bye bye Tiberias” acontecerá no dia 6 de abril, às 16h, no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria. Após a exibição, o debate será com o médico e ativista do Ghassan Kanafani – Movimento pela Libertação da Palestina, Yasser Jamil Fayad, com mediação do professor do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Ricardo Machado.

A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com antecedência no balcão da livraria ou a partir de 1 hora antes do início da sessão. Temos a capacidade para acolher até 35 pessoas.


Sinopse:

A diretora Lina Soualem, filha da atriz palestina Hiam Abbass (de “Lemon Tree”, “Gaza Mon Amour”, “Paradise Now”) conta a trajetória de quatro gerações de mulheres de sua família. A bisavó, Um Ali, foi expulsa do vilarejo palestino de Tiberíades, em 1948, quando a região foi tomada por exércitos israelenses. Situado entre o passado e o presente, “Bye Bye Tiberias” reúne imagens do presente e arquivos de família para retratar quatro gerações de ousadas mulheres palestinas que mantêm viva sua história e legado através da força dos seus laços, apesar do exílio e do sofrimento que lhes foi imposto.

O filme foi escolhido como representante da Palestina no Oscar 2024 mas, por motivos óbvios, não foi aceito. Desde então, foi indicado a mais de 6 prêmios, tendo vencido 4, dentre eles o de melhor documentário no Festival de Cinema de Londres de 2023.


ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO No 007/2023 – LEI PAULO GUSTAVO / MUNICÍPIO DE CHAPECÓ E É DESENVOLVIDO COM O APOIO DO PRÊMIOO CATARINENSE DE CINEMA E DA LEI PAULO GUSTAVO.


Serviço:

O quê: Edição de abril do Cineclube Humana;
Qual filme: “Bye Bye Tiberias”, de Lina Soualem;
Quando: 06 de abril de 2024, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro);
Mais informações: 49 3316-4566