Humana

Agenda cultural / Edição de abril do Cineclube Humana tem a estreia presencial do novo curta-metragem de Analu Favretto

SIM, O CINECLUBISMO RESISTE EM CHAPECÓ! A edição de abril do Cineclube Humana, que desde 2019 promove a exibição e debates de filmes gratuitamente, traz dois filmes primorosos.

No dia 2 de abril, sábado, às 16h, iremos nos reunir no aconchegante e delicioso Café Brasiliano para assistir “Meu pai vestido de trabalhador” (2022; 7 minutos), curta-metragem de Analu Favretto, produzido em Chapecó, que aborda as fotografias de seu pai no álbum de fotografias da família. Será a estreia presencial do filme e contaremos com a presença da cineasta para o debate. O filme de Analu foi realizado com recursos do edital de Chamamento Público Nº 003/2021 – Aldir Blanc / Chapecó.

Na sequência, o longa-metragem “A mulher dos cinco elefantes” (2009; 93 minutos), de Vadim Jendreyco, cineasta nascido na Alemanha mas criado na Suiça. O documentário conta a história da tradutora Swetlana Geier, nascida na Ucrânia e exilada na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Ela traduziu do russo para o alemão os cinco grandes romances de Fiódor Dostoiévski que são hoje reconhecidos como uma das maiores realizações do espírito humano: Crime e castigo (1866), O idiota (1869), Os demônios (1872), O adolescente (1875) e Os irmãos Karamázov (1880), que trazem o escritor no auge de sua potência criativa. No filme, aos 85 anos, Swetlana Geier fala sobre o ofício da tradução e faz sua primeira viagem de sua casa na Alemanha para Kiev e para o vilarejo onde passou a infância, na Ucrânia. Será uma oportunidade para conhecermos mais a história da Ucrânia e debatermos sobre a situação atual do país em guerra. Após a exibição, debate com Fernando Boppré (historiador e livreiro da Humana Sebo e Livraria) e Viviane Vedana (historiadora e professora de línguas).


Serviço:

O quê: Edição de abril de 2022 do Cineclube Humana;
Qual filme: “Meu pai vestido de trabalhador”, de Analu Favretto; “A mulher dos cinco elefantes”, de Vadim Jendreyco
Quando: 02 de abril de 2022, sábado, 16h.
Quanto: Entrada franca (necessário retirar ingresso com antecedência na Humana Sebo e Livraria)
Onde: Presencial: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro);
Mais informações: 49 3316-4566