Humana

Agenda cultural / Filme baseado em obra de Elena Ferrante em cartaz no Cineclube Humana de junho

A edição de junho do Cineclube Humana tem o prazer de receber como debatedora Claudete Soares, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEABI) e doutora em Sociologia pela UNICAMP. O filme por ela escolhido para a sessão é “A filha eterna”, baseado na obra homônima de Elena Ferrante (que, por sinal, também assina o roteiro), dirigido por Maggie Gyllenhaal (EUA, 2021). A mediação desta edição será da artista e professora Janaína Corá.

A exibição está agendada para o dia 4 de junho, sábado, às 16h, no aconchegante e delicioso Café Brasiliano. São 25 ingressos gratuitos que já estão disponíveis para retirada na Humana Sebo e Livraria.

O filme tem 120 minutos e após a exibição, ocorrerá o já tradicional bate-papo sobre o filme. Confira aqui o trailer do filme. Classificação indicativa: 16 anos.


Sinopse:

Em “A Filha Perdida”, Leda (Olivia Colman) é uma mulher de meia-idade divorciada, devotada para sua área acadêmica como uma professora de inglês e para suas filhas. Quando ambas as filhas decidem ir para o Canadá e ficarem com seu pai nas férias, Leda já antecipa sua rotina sozinha. Porém, apesar de se sentir envergonhada pela sensação de solitude, ela começa a se sentir mais leve e solta e decide, portanto, ir para uma cidade costeira na Grécia. Porém, ao passar dos dias, Leda encontra uma família que por sua mera existência a faz lembrar de períodos difíceis e sacrifícios que teve de tomar como mãe.  Adaptado do livro de Elena Ferrante, autora de A Amiga Genial, o longa dirigido por Maggie Gyllenhaal traz uma reflexão tocante sobre maternidade, individualidade e culpa, com um desfecho que deixou em aberto muitas possibilidades de interpretação. Uma história comovente de uma mulher que precisa se recuperar e confrontar o seu passado.


Serviço:

O quê: Edição de junho de 2022 do Cineclube Humana;
Qual filme: “A filha perdida”;
Quando: 04 de junho de 2022, sábado, 16h.
Quanto: Entrada franca (necessário retirar ingresso com antecedência na Humana Sebo e Livraria)
Onde: Presencial: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro);
Mais informações: 49 3316-4566