Humana

Agenda cultural / Filme baseado em obra do artista Pedro Lemebel no Cineclube Humana em parceria com a União Nacional LGBT

Em junho, a Humana Sebo e Livraria se junta à União Nacional LGBT no mês de luta e defesa dos direitos LGBTQIA+. No dia 3, às 16h, a sessão do Cineclube Humana exibe e debate a obra de um dos mais importantes artistas gays da América Latina, o chileno Pedro Lemebel. Em exibição, o filme Tiengo Medo Torero. O debate será especialíssimo e contará com a participação de Alejandra Rojas (tradutora de Pedro Lemebel para o português e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul), EJ (poeta e Mc não binário chapecoense) e de Liliane Araujo (especialista em direito constitucional e diretora da UNA LGBT Chapecó).

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados gratuitamente, com antecedência, no balcão da Humana Sebo e Livraria, que fica na Rua Marechal Bormann, 82D, dentro do Centro Comercial Chapecó. Também haverá distribuição de ingressos a partir de 1 hora antes da sessão, que ocorrerá no Café Brasiliano, co-realizador do evento, que fica ao lado da livraria. São 30 lugares disponíveis. O filme tem 95 minutos e será seguido pelo debate.

O evento abre o mês da Parada LGBTQIA+ do Oeste de Santa Catarina, que ocorrerá em Chapecó no dia 25 de junho de 2023, a partir das 15h.


Sobre o filme:

Drama histórico poderoso e elogiado realizado no Chile que se passa em meio à turbulência política da ditadura de Pinochet nos anos 1980. Conta a história de uma relação apaixonada que floresce entre uma mulher transexual solitária e um jovem guerrilheiro cis durante os momentos finais do regime de terror de Pinochet. Baseado no único romance de Pedro Lemembel. Direção: Rodrigo Sepúlveda. 2020. Classificação indicativa: 16 anos.


Sobre o autor:

Pedro Mardones Lemebel (1952-2015) foi um ensaísta, cronista, performer, radialista e romancista chileno. Ele se definia como uma “bicha terceiro-mundista” e ficou conhecido por sua crítica contundente ao autoritarismo e por sua representação bem-humorada da cultura popular chilena, de uma perspectiva queer. Este ano a obra de Pedro Lemebel começará a ser lançada em português, com o livro “Poco Hombre”, traduzido por Mariana Sanchez, pela editora Zahar. Em Chapecó, temos o privilégio de contar com a também tradutora e pesquisadora da obra de Pedro Lemebel, Alejandra Rojas, doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, que estará conosco no debate do Cineclube Humana.


Ficha técnica:

O quê: Cineclube Humana;
Qual filme: Tiengo Medo Torero, direção Rodrigo Sepúlveda;
Quando: 3 de junho de 2023, às 16h;
Quanto: 30 ingressos gratuitos disponíveis;
Onde: Café Brasiliano, na rua Marechal Bormann 82D, dentro do Centro Comercial Chapecó.