Humana

Agenda cultural / Lançamento de “Diário dos abraços”, livro de Mayara Floss

Um livro em forma de diário de uma estudante de medicina no extremo sul do Brasil. Nele, histórias reais vividas durante uma década, narrando momentos de aprendizado, de curiosidade, de contatos humanos, de cuidado. Alguns livros deixam marcas profundas em nossa vida. Galeano disse que “A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”. Ler os relatos de “Diário dos Abraços”, de Mayara é, sem dúvidas, mais um passo nessa direção.

No sábado, dia 5 de novembro, às 14h, ocorre o lançamento do livro, publicado pela editora Coragem, com a presença da autora, Mayara Floss, que é médica de família e comunidade, escritora, vegana, produtora e ativista. Atualmente atua na Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Doutoranda em Patologia pela Universidade de São Paulo. Co-autora das recomendações políticas sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde dos brasileiros do Lancet Countdown 2018,  2019 e 2021. Criadora da rede “Sementes Rurais” ou “Rural Seeds”. Membro da WONCA Environment e da executiva da WONCA Working Party on Rural Practice. Idealizadora e coordenadora dos cursos EAD: Saúde Planetária e Saúde Planetária para Atenção Primária. Participa do grupo de brasileiro de Saúde Planetária e do Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP. É idealizadora da Série SUS, uma série de vídeos sobre o Sistema Único de Saúde e do projeto “Rural Videos” que produz curtas focados em equidade em saúde. Em 2017, Mayara apresentou no evento TEDx no Brasil em 2017 com a palestra “Por que Saúde Rural?”. Ela foi membro do grupo de desenvolvimento das Diretrizes da Organização Mundial da Saúde sobre Força de Trabalho em Saúde Rural: Atração, Recrutamento e Retenção. Em 2019 e 2020 com o colega Arnildo Miranda Jr gravaram e lançaram as músicas do Projeto M(Ar). Desde 2019 também apresenta o podcast “Medicina em Debate”.

O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 59,90 na livraria ou em nossa loja virtual, clicando aqui.


Breve entrevista com a autora

Humana Sebo e Livraria: O livro é uma série de relatos de quando você era estudante da área da saúde no sul do Brasil. Em linhas gerais, o que você tem a dizer sobre o seu ofício?

Mayara Floss: O livro foi escrito sobre meu período de estudante no SUS em uma universidade publica. Mas eu comecei no sul, fui para a Irlanda pelo Ciência Sem Fronteiras, voltei e fui para o interior do Brasil conhecer vários serviços de atenção primária à saúde rural em áreas pouco densas deste Brasil. Também fui para um presídio em Minas Gerais e para um programa de internação domiciliar.

HSL: O título remete ao livro de Eduardo Galeano (“O livro dos abraços”). E você conta no livro que teve a chance de conversar com ele quando era estudante. Como foi esse papo?

MF: Tomar um café com Galeano foi uma vivência inesquecível. Poder falar com ele sobre escrever, política e poesia foram fundamentais para a criação do “Diário dos Abraços”. Galeano que me desafiou a escrever estas histórias feitas de detalhes, do que passa despercebido.

HSL: Se fosse para resumir seu livro em um parágrafo, o que você diria?

MF: Este é para ser um diário que abraça. Porém, sem a tecnicidade e evitando os jargões da profissão a escrita é atravessada por temas da formação médicas, cuidados paliativos, racismo, LGBT+fobia entre outros. Eu queria compartilhar o que me fez humana na medicina.

HSL: Como foi escrever um livro a partir das experiências na formação na medicina?

MF: Foi um trabalho extenso de mais de uma década de escrita. Desde o primeiro dia da faculdade até o último. Da experiência do Ciência Sem Fronteiras na Irlanda, de costurar o Brasil com uma mochila nas costas visitando as Unidades de Saúde do interior, presídio e podendo ser um ponto de cuidado e aprendizado . Uma caminhada de SUS, de resistência e Rê-existência.


Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Diário dos abraços”, de Mayara Floss, editora Coragem;
Quando: 5 de novembro de 2022, às 14h;
Onde: Humana Sebo e Livraria (R. Mal. Bormann, 82D, Sala 13, Centro, Chapecó;
Quanto: R$ 59,90 (livro);
Mais informações: 49 3316-4566 (Humana Sebo e Livraria)