Programação da Agenda Cultural de 1º de abril com lançamento de livro sobre história e teoria do rap
No dia 1º de abril, a partir das 14h, ocorre na Humana Sebo e Livraria o lançamento do livro “O espetáculo do circo dos horrores no Brasil”, de Marcelo Cortes, publicado pela editora Coragem, de Porto Alegre.
Programação
::: 14h00 :::
Lançamento do livro
::: 14h30 :::
Conversa com Marcelo Cortes + mediação de Cassio Brancaleone (UFFS) + leitura de trechos do livro por Rodrigo Aguiar (Coletivo Raízes Baobá – Porto Alegre)
::: 15h30 :::
Freestyle com Ecoa e convidados(as) do Coletivo Fora da Caxa e Batalha da Rataria;
::: 16h00 :::
Cineclube Humana com o filme “Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo”, mediação de Jua e Marília Amorim (INGRESSOS ESGOTADOS).
Sinopse:
O livro investiga, ilustra e organiza diversas abordagens, em um esforço de análise teórica em nome da história e do que o autor chama de teoria do rap. As conexões atemporais do contra movimento cortejam conceitos sociais, apresentando análises sobre o momento político e histórico vivenciado.
Ao considerar parte das letras do álbum “O espetáculo do circo dos horrores”, do Facção Central, apresenta-se um texto histórico, que serve à disciplina da história que está se “indisciplinando”, mobilizando limites e potencialidades das metodologias nas humanidades. Para isso, o rap nos traz vínculos sociais promissores de resistência, pensamento e ação, em um mundo desfavorável.
Aqui a imagem, a reflexão, a literatura, a praticidade e a temporalidade das ruas, e da sala de aula, entram para a conjuntura da história. A demonstração dos mundos conectados afeta profundamente o leitor e a leitora, abertos ao conhecimento que gesticula riscos; afastando-nos das zonas de conforto que o sistema dos “cânones” produz para o bem e para o mal, estabelecendo tanto mazelas quanto virtudes.
Sobre o autor:
Marcelo da Cruz Cortes possui graduação em História pela Faculdade Porto-Alegrense e mestrado em História pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursando Doutorado na UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, História do Anarquismo, Filosofia da História, História da Arte, História da Escravidão no Rio Grande do Sul e do Racismo no Brasil. Colaborador dos seguintes temas, projetos (movimentos) sociais: Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA), Coletivo Raízes Baobá, Projeto Social Boxe-Afro-Americano Soul Papo (Brasil – EUA), Rádio A Voz do Morro 88.3 FM, Resistência Popular – Montador de artes visuais.
Sobre o ilustrador
As ilustrações do artista Marcelo Monteiro trabalham sobre as urgências dos nossos tempos, cuja realização manifesta uma história vinculada, nos permitindo enraizar movimentos. Dialogando assim temos uma nova forma de experimentar a História em sua definição crítica e propositiva. De fato, a vida pode ser um desenho musicalizado, ligado a nossa consciência e inconsciência histórica; seria justamente essa relação conturbada que a arte ao descrever o mundo nos permite fortalecer gêneros literários, científicos e políticos. Esta visualização promove um estilo que busca penetrar na realidade, permitindo ao rap ser um campo fecundo de experiência e circuito de conhecimento. Portanto, não é mais possível negar e diminuir a concepção de mundo do rap, como cultura que transforma e revoluciona a vida das pessoas.
Informações sobre o livro
O livro custa R$ 79,90 e encontra-se disponível na loja física e na loja virtual [clique aqui] da Humana Sebo e Livraria.
Ficha técnica
O quê: Lançamento do livro “O espetáculo do circo dos horrores no Brasil”, de Marcelo Cortes, editora Coragem + conversa com autor + Freestyle
Quanto: Entrada franca;
Quando: 1º de abril de 2023, sábado, a partir das 14h;
Onde: Humana Sebo e Livraria, rua Marechal Bormann, 82D, Sala 13, Centro, Chapecó, SC;
Mais informações: 49 3316-4566.