Humana

Agenda cultural / Lançamento de livros e leituras de poemas reúne as poetas Elisa Tonon e Ibriela Bianca Sevilla

Duas autoras, dois livros: “Cordilheiras”, de Elisa Tonon, pela Caiponte Edições; “Mínimo Tratado da Paixão”, de Ibriela Bianca Sevilla, pela Editora Urutau. No dia 31 de agosto, quarta-feira, às 18h30, a Humana Sebo e Livraria tem o prazer de receber as autoras para o lançamento dos livros e leituras de poemas. A programação, além de lançar os livros em Chapecó, também convida para a leitura de poemas (a palavra estará aberta) e contará com a participação do Sarau Nuvem Colona e do Coletivo Abrasabarca.

Elisa Tonon vive em Florianópolis, é doutora em Literatura pela UFSC e professora do IFSC, onde desenvolve o projeto de extensão Clube de escrita. Integra a coletiva de poetas Abrasabarca, com a qual publicou Abrasabarca (Medusa, 2018) e Revoluta (Caiaponte, 2019).

Cordilheiras é a história de um (des)encontro intenso, ele nos conduz a uma jornada por lugares físicos e imaginários, sabores e sensações da experiência poética e política de uma relação amorosa. No caminho, os versos encontram as fotografias de Ana Sabiá e as vozes de outras poetas e histórias que ressoam em uma composição ao mesmo tempo comum e singular.

Ibriela Bianca Sevilla é doutora em Literatura, professora e pesquisadora independente de literatura brasileira contemporânea. Atua em projetos culturais ligados ao incentivo à leitura, performance poética e leitura dramática. É integrante do Coletivo Abrasabarca com quem tem dois livros publicados, Abrasabarca (Medusa, 2018) e Revoluta (Caiaponte, 2019).

Mínimo tratado da Paixão, segundo o texto da poeta Cátia Cernov, que se encontra na orelha do livro: “Para ler Ibriela você precisa aprender a sangrar…  sangrar e pulsar na mesma velocidade. Para se manter à beira da borda, já que todos caem… / Você também tem de aprender a ser floresta, perceber a “crescença” das coisas, e não ser apenas o animal que só sabe se aproximar com zoom. Aqui, há antropofagia lícita, cuidado! E se não podes ver o absoluto no trivial, não entre. / Ela te mantém em fluxos de revolta e poiesis que irrigam os capilares da Paixão. / Essa sua paixão por corpo, por luta, por substâncias brutas tornadas sensíveis, para não deixar quebrar a porcelana das coisas invisíveis”.


Trecho de Cordilheira, de Elisa Tonon

[…]

aos poucos
desnudamos outras partes de nós
as verdades que nos salvaram
desejo presença potência cuidado
tuas peças de roupa
no meu armário
a maior derrota pro país
nos ensinando novas lições
sobre como cair
outra vez

[…]


Trecho de Mínimo tratado da paixão, de Ibriela Bianca Sevilla

 

O canto

 

a sereia pulmão anfíbio
dupla vida
condenada a errar
de tanto ar
pelo atol das almas

imensa no Saara de sua
solidão sem rastros
água
água
seca nos pulmões
em ambos o deserto

respira profundo que
ainda falta muito

mulher peixe restará
convivas de
Leviatã que toda vida
devora
devir anfíbio

canto porque ainda não
sou cinzas
hei de ser aquela de estrelas


Serviço:

O quê: Lançamento de livros e leitura de poemas com Elisa Tonon, Ibriela Bianca Sevilla, Sarau Nuvem Colona e coletivo Abrasabarca;
Quando: 31 de agosto, quarta-feira, às 18h30;
Onde: Café Brasiliano/Humana Sebo e Livraria, R. Marechal Bormann, 82D, Centro, Chapecó;
Quanto: Entrada franca; livro “Cordilheira” = R$ 40,00; livro “Mínimo tratado da paixão” = R$ 45,00;
Mais informações: Fone/whatsapp: 49 3316-4566.