Humana

Agenda cultural / Lançamento do livro Clíris e a caneta de ouro

No dia 29 de janeiro, sábado, às 16h, tem lançamento de livro na primeira atividade da Agenda Cultural da Humana Sebo e Livraria de 2022. Trata-se de “Clíris e a caneta de ouro”, de Gerli Mendes, com ilustrações de Jean Magnus. Publicado pela Caiaponte Edições, a narrativa infanto-juvenil é a estreia de Gerli na literatura.

A história trata de uma Rainha que precisa usar a inteligência e a sensibilidade para salvar seu reino devastado de Além-Mar. Para isso, ela deve negociar com um ser fantástico e esquisito. Mas graças ao seu poder de encher o mar, Clíris conta com uma forte aliada: Iemanjá.

Clíris é uma palavra inventada por Carolina Maria de Jesus, importante escritora brasileira e, por isso, é o nome da personagem dessa história inspirada na vida dela e de outras mulheres negras brasileiras. Houve muitas que, como Carolina, ficaram importantes porque, apesar das dificuldades, insistiram em ser escritoras. Algumas delas são: Auta de Souza (1876), Maria Firmina dos Reis (1822), Antonieta de Barros (1901), Ruth Guimarães (1920) e nos dias de hoje Conceição Evaristo.

O livro colorido tem 30 páginas e conta com ilustrações de Jean Magnus. O valor unitário é de R$ 20,00 e pode ser adquirido na Humana Sebo Livraria, tanto em sua loja física quanto na loja virtual.

O livro foi um projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.


Sobre Gerli Mendes

Nascida em Juiz de Fora (MG), formou-se em Jornalismo pela UFOP e vive em Chapecó desde 2016. Atua como Produtora Cultural desde 2017, passeando por diversas linguagens. Gerli tem se aprofundado na área de literatura infantil, unindo seu interesse pela arte de contar histórias e teatro de animação. Seus projetos atuais envolvem pesquisar, escrever e contar histórias negras para crianças, e foram premiados pelo Edital Municipal das Linguagens Artísticas de Chapecó (edições 2019 e 2020) e no Edital Elisabete Anderle (2020). Está iniciando como escritora, também é colaboradora do NEABI e estudante de Letras da UFFS. Mantém um canal de contação de histórias e incentivo à leitura no YouTube: Lenitiva Cultural: Escuta Essa!


Sobre Jean Magnus

É artista visual preto, autodidata, estudante de Ciências Sociais na UFFS, nascido e criado em Porto Alegre (RS), atuando em Chapecó desde 2019, tem como foco as pinturas, Graffiti (arte urbana), telas a óleo, e outros produtos como estampas em peças, tecidos, ilustração digital, dentre outros projetos únicos relacionado as artes visuais. Tem como temática de expressão dos seus trabalhos retratar pessoas pretas, a cultura afro, elementos da matriz africana e sua vivencia como pessoa preta. Dentre seus projetos atuais estão: os murais de Graffiti espalhados pela cidade denominado “arte nos bairros”, contemplados pelo edital Aldir Blanc (2020); suas produções audiovisuais publicadas no canal do YouTube “Olharte”, chamado de “Corres de Graffiti”, contemplados no edital do CEART da UDESC (2021).


Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Clíris e a caneta de ouro”, de Gerli Mendes e Jean Magnus
Quando: 29 de janeiro de 2022, sábado, 16h.
Quanto: Entrada franca; aquisição do livro: R$ 20,00
Onde: Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro)
Mais informações: 49 3316-4566