Humana

Agenda cultural / Lançamento do livro Mínimo Tratado da Paixão, de Ibriela Bianca Sevilla

“Mínimo tratado da paixão” é o livro solo de estreia da poeta Ibriela Bianca Sevilla, publicado pela Editora Urutau. O lançamento ocorreu no dia 27 de outubro de 2021, na programação que a Humana Sebo e Livraria preparou para a 4ª Feira do Livro de Chapecó.

Clique aqui para conferir o registro da conversa no canal do Youtube da Humana Sebo e Livraria.

Além da autora, a transmissão contou com a presença das poetas e pesquisadoras Cátia Cernov e Telma Scherer que participarão da conversa. A mediação foi de Fernando Boppré.


Segundo o texto de Cátia Cernov, que se encontra na orelha do livro: “Para ler Ibriela você precisa aprender a sangrar…  sangrar e pulsar na mesma velocidade. Para se manter à beira da borda, já que todos caem… / Você também tem de aprender a ser floresta, perceber a “crescença” das coisas, e não ser apenas o animal que só sabe se aproximar com zoom. Aqui, há antropofagia lícita, cuidado! E se não podes ver o absoluto no trivial, não entre. / Ela te mantém em fluxos de revolta e poiesis que irrigam os capilares da Paixão. / Essa sua paixão por corpo, por luta, por substâncias brutas tornadas sensíveis, para não deixar quebrar a porcelana das coisas invisíveis”.

O livro custa R$ 40,00 e pode ser adquirido na Humana Sebo e Livraria ou no site da Editora Urutau. A partir de 4 de novembro, quando a Humana inaugurará sua loja virtual, estará à venda também por este novo canal.


Leia dois poemas do livro:

 

Pow! Poema iconoclasta

 

é urgente desaprender
o cotidiano, praticar
a desobediência metódica
ainda que sob a pena
de queimar
na fogueira do
nexo

façamos dos clássicos
monumentais elementos
explosivos

é preciso recriar a queda
do muro
de Berlim
de Edward Colston e Colombo
do Coronel Bertaso e
seus consortes
reencenar uma iconoclastia sistemática
substituir a vontade de
perdurar pela ardência
erótica
dos corpos

liberdade irrestrita sem
concessões
helenas fugidias
por uma arquitetura
vivente
o que mais nos toca
destruir?

fomos devoradas pela História
mas agora
muros serão
lousas para a renovada poesia

 

O canto

 

a sereia pulmão anfíbio
dupla vida
condenada a errar
de tanto ar
pelo atol das almas

imensa no Saara de sua
solidão sem rastros
água
água
seca nos pulmões
em ambos o deserto

respira profundo que
ainda falta muito

mulher peixe restará
convivas de
Leviatã que toda vida
devora
devir anfíbio

canto porque ainda não
sou cinzas
hei de ser aquela de estrelas

Março, 2020

 


Sobre as participantes:

→ Ibriela Bianca Sevilla é doutora em Literatura, professora e pesquisadora independente de literatura brasileira contemporânea. Atua em projetos culturais ligados ao incentivo à leitura, performance poética e leitura dramática. É integrante do Coletivo Abrasabarca com quem tem dois livros publicados, Abrasabarca (Medusa, 2018) e Revoluta (Caiaponte, 2019). Publicou seu livro solo de poemas Mínimo Tratado da Paixão (Urutau) em 2021 e atualmente faz pós-doutorado em roça.

Catia Cernov é escritora de poesia e ficção científica. Autodidata, autora independente, edições próprias. Também atua na área de música, composição e atuação em performance poético-musical. Publica em revistas literárias e atua em Encontros Literários de Universidades, Escolas, Centros Culturais, Coletivos e pelas ruas. Com uma escrita de poesia que abrange a narrativa, tecnologia, filosofia, astronomia, cyber-espaço, linguagem e mística.  Escreve nas estradas, viaja com seus livros entre Amazonia, Cerrado, Mata Atlantica e Pampas.

Telma Scherer é professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, na área de Literatura Brasileira. Doutora em Teoria Literária (UFSC), com doutorado-sanduíche na Universidade do Porto (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2015 financiado pela CAPES/PDSE). Atuou como professora colaboradora na UDESC, na área de Pintura. É autora dos livros “Não alimente a autora” (Editora Urutau, 2021), “Squirt” (Editora Terra Redonda, 2019), dentre outros.

 


Ficha técnica:

Título: Mínimo tratado da paixão
Autora: Ibriela Bianca Sevilla, com prefácio de Demétrio Panarotto e orelha de Cátia Cernov
Editora: Urutau, 2021
Páginas: 96
Dimensões: 17,5 x 13,5 cm
ISBN: 978-65-5900-078-4
Valor: R$ 40,00