Humana

Agenda cultural / Ler Reinaldo Arenas, com Ana Félix Pichardo

A literatura latino-americana é repleta de autores indispensáveis como o cubano Reinaldo Arenas. Para conhecer e debater a obra do autor, a Agenda Cultural da Humana convida para o Encontro Literário com a pesquisadora mexicana Ana Félix Pichardo. Neste sábado, 7 de outubro, às 15h.

Reinaldo Arenas (1943-1990) foi um escritor cubano. Era publicamente homossexual e apesar de ter apoiado a revolução cubana nos seus primeiros anos, devido à extrema miséria em que vivia com a sua família nos anos de Fulgêncio Batista, acabou por ser vítima de censura e repressão, tendo sido várias vezes perseguido, preso e torturado e forçado a abandonar diversos trabalhos.

Durante a década de 1970, tentou, por vários meios, abandonar Cuba, mas não obteve sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras persona non grata e depois de ter mudado de nome, Arenas pôde deixar o país e passou a se estabelecer em Nova Iorque, onde diagnosticaram o vírus aids. Nessa época, escreveu Antes que anochezca, sua autobiografia. Em 1990, após terminar o livro, Reinaldo Arenas suicidou-se.

Em 2000, o livro ganhou uma versão cinematográfica como Before Night Falls, tendo Javier Bardem no papel do escritor. Em 1994 o livro ganhou sua primeira tradução brasileira como “Antes que Anoiteça” pela editora Record.

“Há em Reinaldo Arenas um desejo íntimo de se lançar ao mar como um instinto selvagem de ser mar como um instinto selvagem de ser, de existir, diante de todos os seres que compõem o que é humano, o que é civilizatório, o que é revolucionário. o civilizatório, o revolucionário. Em seu ser poético Dentro de seu ser poético, procurar as águas escuras cheias de tubarões e homens perdidos representa um Butes arcaico que se liberta do medo. Butes que se liberta do medo, dos limites impostos ao desejo do desejo e da narrativa persecutória contra o gozo do corpo.”


Sobre a convidada

Ana Lilian Félix Pichardo é mexicana residente no Brasil, formada em Letras pela Universidad Autónoma de Zacatecas e Mestre em Ciência Política. Atualmente doutoranda do programa da História pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH-UFSC), na linha de pesquisa História da historiografia, arte, memoria e patrimônio. Estuda atualmente a vida e obra do escritor cubano Reinaldo Arenas. Escritora de conto, poesía e ensaio; é co-fundadora da revista digital La Sílaba e seus interesses são os entrecruzamentos entre a literatura e política.


Serviço

O quê: Encontro literário sobre Reinaldo Arenas, com Ana Félix Pichardo;
Quando: 7 de outubro de 2023, às 15h;
Onde: Humana Sebo e Livraria (R. Mal. Bormann, 82D, Sala 13, Centro, Chapecó, SC);
Quanto: Entrada franca;