Na beira do tempo
Ficha técnica
Título: Na beira do tempo
Autores: Carlos Eduardo Carvalho; Jaqueline Silveira;
Capa, projeto gráfico e editoração: Aline Assumpção
Revisão: Denize Gonzaga;
Coordenação editorial: Fernando Boppré;
Edição: Editora Humana;
Lançamento: 13 de dezembro de 2024;
Páginas: 120;
Peso: 800g;
Dimensões: 19 x 25 x 2cm;
ISBN: 978-65-981663-8-0;
Preço de capa: R$ 60,00 [clique aqui para adquirir]
[pré-venda, envios a partir de 20 de dezembro de 2024].
Sinopse
Ao longo de cinco anos, Carlos Eduardo Carvalho, com sua câmera fotográfica, e Jaqueline Silveira, com seu bloco de anotações, saíram a campo para vivenciar e registrar quatro bares localizados no Meio-Oeste de Santa Catarina. Neste livro, surgem narrativas fotográficas e literárias sobre esses espaços de sociabilidade rurais e urbanos que parecem estar à margem do tempo. Marlene Belotto, Carlos Eleutério, Iracema Stolfi e Nelson Still são protagonistas e têm por cenário seus estabelecimentos situados, respectivamente, nas cidades de Campos Novos, Água Doce, Joaçaba e Tangará. Cada bar e cada anfitrião ganhou uma narrativa fotográfica, criada por Carlos Eduardo Carvalho, e um conto ficcional, escrito por Jaqueline Silveira, que encontrou, na beira de cada balcão, um ninho de palavras.
Lançamentos
Água Doce, 10/12/2024, 20h: CTG Mangueira Velha, Comunidade de Vista Alegre, Água Doce-SC
Tangará, 11/12/2024, 19h30: Bar do Nelson Av. Irmãos Piccoli, Centro, Tangará-SC
Campos Novos, 12/12/2024, 19h30: Salão Comunitário da Barra do Leão, Barra do Leão, Campos Novos-SC
Chapecó, 13/12/2024, 19h: Humana Sebo e Livraria, Rua Mal. Bormann, 82D, Centro, Chapecó-SC
Joaçaba, 14/12/2024, 18h: Bar da Iracema, Comunidade de Santa Helena, Joaçaba-SC
Sobre os autores
CARLOS EDUARDO CARVALHO
Nasceu em Campos Novos-SC, em 1990, e vive em Joaçaba-SC. Licenciado em Arte Visuais, seu interesse pela cultura e pela estética urbana o acompanha desde a adolescência, quando descobriu seu entorno sob a perspectiva do skateboard. A geografia rural e a urbanidade, que contrastam no Oeste Catarinense, foi o mote propulsor para o seu trabalho como fotógrafo de rua, iniciado em 2014. Das bordas do skate, praças e ruas, para as bordas do tempo, seus mais recentes trabalhos fotográficos focam na preservação da memória, na diversidade cultural e em manifestações populares do interior de Santa Catarina. É autor do fotolivro Promessas (2022), diretor de fotografia de cinema e arte-educador. Na Beira do Tempo é o seu segundo livro e pesquisa dedicados à guarda da memória.
JAQUELINE SILVEIRA
Nasceu em Imbituba-SC, em 1987, e vive em Joaçaba-SC. Entre as memórias da infância e adolescência na beira do mar e a vida que se abriu no interior do mapa e se constrói no Oeste Catarinense, são as relações com o tempo e a memória, a infância e a velhice que vêm conduzindo e marcando os seus trabalhos na literatura escrita e oral. É mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e formada em Letras pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC. Coautora do fotolivro Promessas (2022) e autora do livro de ficção Mar de Cortes (2023). Na Beira do Tempo é o segundo livro em que publica.
Publicado pela Editora Humana, o livro tem o preço de capa reduzido de R$ 60,00, considerando ser um livro colorido. Contemplado com recursos do Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.