Humana

Agenda cultural / Obra-prima de Alice Rohrwacher em cartaz no Cineclube Humana de maio

Obra-prima de Alice Rohrwacher em cartaz no Cineclube Humana de maio. O longa-metragem italiano La Chimera, de Alice Rohrwacher, segundo o crítico de cinema José Geraldo Couto, é “um dos filmes mais originais e surpreendentes da temporada”, vencedor do prêmio do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2024. Após a exibição, teremos o prazer de receber Leonardo D´Avila, doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro El Espíritu y la Letra: políticas del sentido (Buenos Aires: Mino y Dávila, 2024), pesquisador sobre religiosidade e literatura, bem como tradutor de livros nas áreas de Filosofia, Literatura, Alquimia e Hermetismo, principalmente do latim.

A história explora o tema de pilhagem arqueológica, a venda ilícita de artefatos históricos e o conceito de Quimera. Ambientada na zona rural da Toscana da década de 1980, Arthur (Josh O’Connor) é um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de túmulos repletos de relíquias da era etrusca, que se dedica à venda desses objetos ao mercado de arte. Para este grupo, Quimera é o desejo pelo dinheiro fácil, já para Arthur se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um caminho mitológico para a vida após a morte.

Em 2023, La Chimera foi exibido no Festival de Cannes. No mesmo ano, recebeu o prêmio do público de Melhor Longa-Metragem Estrangeiro de Ficção. O filme tem em seu elenco as atrizes Isabella Rossellini e Carol Duarte (protagonista de A vida invisívele). Alice Rohrwacher é diretora de outros filmes premiados como As Maravilhas (2014), Lazzaro Felice (2018)e o curta-metragem, recém-lançado pelo Mubi, An urban allegory.

Após a sessão, debate com Leonardo D’Avila, que é doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e autor do livro El Espíritu y la Letra: políticas del sentido (Buenos Aires: Mino y Dávila, 2024). Publicou diversos artigos sobre religiosidade e literatura, bem como traduziu livros nas áreas de Filosofia, Literatura, Alquimia e Hermetismo, principalmente do latim. Atualmente se dedica à Tétrade Edições, novo projeto dedicado a reunir espiritualidades, academia e bibliofilia.

Na ocasião, Leonardo estará lançando a sua tradução de “Do Estudo da Maestria”, livro clássico do hermetismo e da espiritualidade ocidental, atribuído ao alquimista Geber (séc. 8 d.C.). Traduzida diretamente do latim, esta obra é uma receita para a criação da própria Pedra Filosofal: a conclusão mística da transmutação em “ouro”.

A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com antecedência no balcão da livraria ou a partir de 1 hora antes do início da sessão. Temos a capacidade para acolher até 35 pessoas.

ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DO APOIO DO PRÊMIO CATARINENSE DE CINEMA E DA LEI PAULO GUSTAVO.


Ficha técnica

O quê: Edição de maio de 2025 do Cineclube Humana + lançamento do livro “Do Estudo da Maestria”, da Tétrade Edições;
Qual filme: “La Chimera”, de Alice Rohrwacher;
Quando: 03 de maio de 2025, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro, Chapecó);
Mais informações: 49 3316-4566.