Humana

Agenda cultural / Sebastião Ataide: presença, trajetória e protagonismo

Título: Sebastião Ataide: presença, trajetória e protagonismo
Autora: Renilda Vicenzi
Capa, projeto gráfico e editoração: Aline Assumpção
Revisão: Denize Gonzaga
Coordenação editorial: Fernando Boppré
Coordenação da coleção Biografemas: Ricardo Machado
Páginas: 106
Dimensões: 18 x 14 x 1cm
Lançamento: 13 de maio de 2024
ISBN: 978-65-981663-2-8
Preço de capa: R$ 35,00 [clique aqui para adquirir]


Sinopse:
Sebastião Ataide (1923-2003) nasceu em Coxilha Rica, na cidade de Lages (SC). Foi pioneiro nos estudos sobre a negritude na região. Primeiro homem negro a obter o diploma de Ensino Médio como Normalista. Professor, sociólogo, escritor, membro e liderança do Clube Cívico Cruz e Souza. Publicou, no centenário da Abolição da Escravatura, em 1988, o livro O negro no planalto lageano. A obra conduz a uma intensa jornada das vivências cotidianas de pessoas racializadas a partir de relatos e experiências recolhidas pelo autor. Um registro sociológico fundamental para a história do Sul do Brasil. Neste ensaio biográfico escrito pela historiadora e professora Renilda Vicenzi, do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, surge a trajetória e a obra de Sebastião Ataide que recebe o devido reconhecimento pela sua importância no campo das Ciências Humanas.

Este livro teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – FAPESC.


Sobre a autora:
Renilda Vicenzi é doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professora de História do Brasil e de História da África no Curso de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Autora do livro “Mito e história na colonização do oeste catarinense” (Argos, 2008).


Lançamentos:
– 13 de maio de 2024, às 16h, no Centro Cívico Cruz e Souza, em Lages (SC), durante a programação em homenagem a Sebastião Ataíde promovida pelo Centro Cívico Cruz e Souza, NEABI (Uniplac), Obatalá – Movimento negro de Lages, Pastoral Afro-brasileira, URCA – Escola de samba, Fundação Cultural de Lages e Humana Sebo Livraria e Editora.