Humana

Agenda cultural / Professoras da Associação de Surdos de Chapecó debaterão filme “CODA”

A Humana Sebo e Livraria tem o prazer em receber as professoras Amanda Groth e Carla Naides da Costa, ambas da Associação de Surdos de Chapecó para uma edição para lá de especial do Cineclube Humana.

No dia 07 de junho de 2025, sábado, às 16h, no Café Brasiliano, ao lado da livraria, exibiremos o filme “CODA”, de Siân Heder, lançado em 2021 nos Estados Unidos, com duração de 110 minutos.

Traduzido no Brasil com o título de “No ritmo do coração”, o filme prestaria um melhor serviço no país se permanecesse com o título original “CODA”. Afinal, CODA (children of deaf adults) é a expressão utilizada para designar filhos ouvintes de pais surdos.

Sinopse: O longa-metragem conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos EUA. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, treina para ser aceita na faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.

Como as debatedoras são pessoas surdas, haverá tradução simultânea de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para o português.

A entrada é franca e os ingressos podem ser reservados com antecedência pelo fone/whatsapp 49 3316-4566 ou retirados com antecedência no balcão da livraria a partir de 1 hora antes do início da sessão. Temos a capacidade para acolher até 35 pessoas.


Sobre as debatedoras:

Amanda Groth é acadêmica de Computação (Licenciatura – Estácio), Professora de Informática e Robótica do CAESP (Centro de Atendimento de Educação Especializados) na Associação de Surdos de Chapecó – ASC. Presidente do COMDE Chapecó (Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiências). Atua em projetos de acessibilidade, tecnologia assistiva e inclusão. Apaixonada por educação, culturas e transformação social.

Carla Naides da Costa é professora de artes formada pela Unochapecó, com pós graduação em educação de surdos, professora da Associação de Surdos de Chapecó (ASC) e do Centro de Atendimento Educacional (CAESP).


ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DO APOIO DO PRÊMIO CATARINENSE DE CINEMA E DA LEI PAULO GUSTAVO.


Mais informações:

O quê: Edição de junho de 2025 do Cineclube Humana;
Qual filme: “CODA”, de Siân Heder;
Quando: 07 de junho de 2025, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro, Chapecó);
Mais informações: 49 3316-4566.