Humana

Agenda cultural / Um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, Fernando Lindote é tema de livro a ser lançado na Humana Sebo e Livraria

No sábado, dia 30 de novembro, a partir das 16h, na Humana Sebo e Livraria, em Chapecó, acontecerá o lançamento do livro Movências Pictóricas na obra de Fernando Lindote, de Luciana Knabben e conversa com a autora, com a presença da galerista Helena Fretta.

O livro aborda o pensamento pictórico na obra de Fernando Lindote, suas relações entre uma variedade de referências, meios, faturas (modos de fazer), invenções e assuntos ficcionais numa profusão de sentidos e diferentes temporalidades.

A partir de quatro obras presentes em acervos públicos, o texto se desenvolve tangenciando ideias conceituais teóricas em que sua movimentação pictórica não o delimita – mas o atualiza – ampliando as noções de pintura e aponta a sua importância na atuação no estado de Santa Catarina e no contexto nacional dos anos oitenta até hoje.

Esse aspecto de singularidade numa pluralidade de gestos é inserido dentro da sua própria obra como constelações de pinceladas e ações que se multiplicam num movimento operatório próprio do artista. O livro trata desta circulação entre as conexões de diferenças e afinidades da condição de cada obra que sempre se conecta a uma atmosfera de identidades díspares distribuindo o espaço pictórico em aberturas constantes.

Luciana Knabben é doutora em Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2001). Formada em Bacharelado em Pintura e Gravura pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC (2006). É artista (Helena Fretta Galeria de Arte), arquiteta, curadora (adjunta, Galeria Univali Itajaí) e professora na Univali, Itajaí.

O livro Movências Pictóricas na obra de Fernando Lindote é resultado da Tese de Doutorado de Luciana Knabben em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – CEART, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com orientação da Profa. Dra. Rosângela Miranda Cherem.

No dia do lançamento, o livro será distribuído gratuitamente e a autora realizará uma palestra às 16h.

O projeto é uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense da Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.