Vanessa Schultz lança projeto que discute visibilidade e acesso à arte
No dia 5 de novembro, sábado, às 14h, ocorre na Humana Sebo e Livraria o lançamento da publicação da artista gráfica e curadora Vanessa Schultz. Com distribuição gratuita, A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura discute os lugares onde a arte pode estar, mostrando ao público que as publicações impressas também são espaços expositivos alternativos para obras de arte.
Para tanto, a artista adaptou o conteúdo de sua dissertação de mestrado, intitulada Lugar Publicação – artistas e revistas, para uma linguagem menos acadêmica, tornando-o acessível a diversos públicos, especialmente aos menos especializados no assunto. O resultado desse processo foi contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020. Com tiragem de 500 exemplares, parte da distribuição da publicação foi destinada a acervos e bibliotecas.
“Há muito tempo os artistas expandiram seus suportes de produção para além das tradicionais técnicas pintura-escultura-cerâmica, mostrando que uma obra de arte pode habitar também o espaço das ideias e outros suportes. A intenção desse projeto é mostrar que a forma impressa pode ser mais uma condição de acessibilidade às obras de arte. Pode ser, também, a obra em si”, explica a autora.
Outros textos e materiais, como a versão online da dissertação original e um arquivo de áudio com a leitura comentada da publicação, podem ser acessados pelo website da editoraeditora.
O projeto A Dissertação Mais Usada da Sala de Leitura tem esse título porque em certo dia a autora recebeu um pedido para substituir a cópia da sua dissertação que integra o acervo da “sala de leitura / sala de escuta” da UDESC – espaço coordenado pelas professoras Regina Melim e Raquel Stolf ─, pois a cópia lá existente encontrava-se bastante danificada devido ao intenso uso. “Quem trabalha com publicações impressas se alegra ao saber que um exemplar está rasgado, dobrado, amassado, pois isso significa que tem sido utilizado, que tem vida”, conta a artista.
Sobre a autora
Vanessa Schultz é artista gráfica, curadora e diretora de arte especializada em publicações de artista. Vive em Florianópolis/SC, onde trabalhou e trabalha em parceria com diversos artistas e editores, dentre eles: Paulo Bruscky, Jorge Menna Barreto, Carlos Asp, Laercio Redondo, Debora Santiago, Lela Martorano, Letícia Cardoso, Rodrigo de Haro, Fernando Lindote, Rubens Oestroem, Tereza Martorano, Tercília dos Santos, Eli Heil, Regina Melim, Kamilla Nunes, Fernando Boppré, além de participar de projetos sobre as obras de artistas como Schwanke, Meyer Filho e Franklin Cascaes.
Ficha técnica
Autoria do projeto/texto/projeto gráfico/diagramação: Vanessa Schultz;
Assessoria editorial: Gabi Bresola (Editora Editora);
Texto e desenvolvimento do cartaz: Kamilla Nunes;
Revisão: Aline Natureza;
Assessoria de imprensa: Adriana Martorano e Cristina Gallo;
Projeto contemplado pelo Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2020 da Fundação Catarinense de Cultura / Governo do Estado de Santa Catarina.
Serviço
O quê: Lançamento de A dissertação mais lida da sala de leitura, de Vanessa Schultz;
Quando: 5 de novembro de 2022, sábado, às 14h;
Onde: Humana Sebo e Livraria (R. Mal. Bormann, 82D, Sala 13 – Centro, Chapecó);
Quanto: Distribuição gratuita, entrada franca;
Mais informações: pelo fone/whatsapp: 49 3316-4566