Fantasias urbanas
Título: Fantasias urbanas: arte, mitos e magia na cidade contemporânea
Organização: Maria Bernardete Ramos Flores; Marcos Sardá Vieira
Autores: Everson Antunes Costa; Jacinta Milanez Gislon; Ligia Maria Bermer; Luiz Eduardo Fontoura Teixeira; Marcos Sardá Vieira; Maria Bernardete Ramos Flores; María Inés Travieso Ríos; Paulo Henrique Tôrres Valgas; Sabrina Fernandes Melo
Capa, projeto gráfico e editoração: Aline Assumpção
Revisão: Denize Gonzaga
Coordenação editorial: Fernando Boppré
Lançamento: 20 de setembro de 2023
Páginas: 344
Peso: 610g
Dimensões: 24 x 17 X 2cm
ISBN: 978-65-992233-8-9
Preço de capa: R$ 59,90 [para adquirir o livro, clique aqui]
Sinopse
A arte, ao se conectar com os problemas da vida cotidiana, adquiriu protagonismo na paisagem das cidades contemporâneas. São múltiplos os trabalhos artísticos a céu aberto, a inundar as cidades com uma nova arte pública. Em cena, artistas de rua, pensadores culturais, usuários do espaço urbano com suas experiências estéticas e contemplativas, grupos ativistas, dissidentes, e também grupos da ordem econômica e política, “fazedores” de cidades pastiches e de identidades inventadas. Fantasias urbanas: arte, mitos e magia na cidade contemporânea reúne abordagens surgidas a partir de pesquisas realizadas no campo da história, da arquitetura, das artes visuais, da literatura, do cinema e do patrimônio. Em debate, a reapropriação da cidade tanto por movimentos socioculturais não-hegemônicos, em busca do reconhecimento e do direito à cidade, quanto por forças políticas e midiáticas ao transformarem a cultura e o patrimônio histórico em mercadorias ao gosto do turismo de massa.
Sobre os organizadores
Maria Bernardete Ramos Flores
Historiadora, professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora titular aposentada do Departamento de História da mesma instituição. Pesquisadora do CNPq (PQ-1B). Autora dos livros Tecnologia e Estética do Racismo. Ciência e Arte na Política da Beleza (2007) e Xul Solar e Ismael Nery, entre outros Místicos Modernos. Sobre o revival espiritual (2017).
Marcos Sardá Vieira
Arquiteto, urbanista e doutor em Ciências Humanas, professor adjunto e pesquisador vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Organizou os livros Panorama do espaço público em Erechim (2019) e O futuro da cidade: Florianópolis (2013).