Artista de referência da arte moderna catarinense, Elke Hering ganha livro na coleção Biografema
Elke Hering é um dos principais nomes da história da arte do Sul do Brasil. Escultora, também trabalhou com desenho, pintura, gravura, joias e tapeçaria. Em 1970, com o poeta Lindolf Bell, com quem foi casada, inaugurou em Blumenau a Galeria Açu-Açu e, durante esse período, participou de importantes exposições nacionais com trabalhos que mesclavam a Art Pop e a paisagem do Vale do Itajaí.
É esta artista múltipla que é destaque do próximo título da coleção Biografemas, da Editora Humana, de Chapecó (SC). O livro “Elke Hering: Diários de Formação”, escrito e organizado por Daiana Schvartz, reúne material inédito do início de carreira da artista.
Intercalando fotografias e documentos com a escrita pessoal, o leitor percorrerá a trajetória inicial de sua formação, desde Blumenau até Munique. Escritos entre 1957 e 1959, os diários apresentam a jovem Elke Hering (1940-1994) se deslocando geograficamente para aprender o ofício artístico, ao mesmo tempo em que tomava contato com a cena cultural dos grandes centros.
Sua formação inicial foi com o vitralista alemão Lorenz Heilmair, em Blumenau e em Porto Alegre. Estudou escultura com Anton Hiller e Robert Jacobsen na Akademie der Bildenden Künste,em Munique, e com Mário Cravo Júnior na oficina do Rio Vermelho, em Salvador. Na década de 1960, criou seus primeiros trabalhos escultóricos em metal soldado, ganhando notoriedade nacional.
Para além de sua convicção em querer tornar-se artista, os diários revelam dois importantes elementos constituintes de sua formação: o modernismo ainda vigente e o incentivo integral de sua família. “Elke Hering: Diários de Formação” mostra não somente o percurso, mas também as condições basilares que sedimentaram a continuidade da carreira de uma das principais artistas catarinenses.
Este livro teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – FAPESC.
Sobre o lançamento:
A edição conta com 138 páginas e custa R$ 35,00. O lançamento presencial ocorrerá no dia 6 de fevereiro de 2024, às 15h, no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria, em Chapecó, SC. Para adquirir o livro à distância, basta acessar a loja virtual da Humana. Enviamos para todo o Brasil.
Sobre a autora:
Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente de Artes do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (Câmpus São Carlos). Em 2018, pela Liquidificador, publicou o livro Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética. Pela Editora Humana, Lindolf Bell: crítica de arte em Santa Catarina (2019) e Dalme Marie: escultora (2020).
Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Elke Hering: Arquivos de formação”, de Daiana Schvartz (Editora Humana);
Quando: 6 de fevereiro de 2023, às 15h;
Onde: Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria (R. Mal. Bormann, 82D, Chapecó);
Quanto: R$ 35,00;
Mais informações: 49 3316-4566.