Humana

Agenda cultural / Em cartaz, comédia dramática iraniana sobre a experiência feminina de amar na terceira idade

O Cineclube da Humana Sebo e Livraria chega à 52ª sessão. Uma vez por mês, a gente se encontra no Café Brasiliano para assistir e depois conversar sobre um filme. São títulos vindos de todos os cantos do mundo, incluindo a cinematografia realizada em nosso entorno brasileiro e catarinense. A cada encontro temos um(a) convidado(a) para conduzir o debate com linhas de interpretação e informações relativas ao audiovisual exibido. É um momento para a livre circulação de ideias e para a sociabilidade através da arte e da cultura.

O espaço – que tem capacidade para trinta e cinco pessoas sentadas – quase sempre é pouco para acolher o público que já colocou esta atividade como parte da rotina cultural da cidade. Agradecemos a cada um(a) de vocês que desde 2019 acompanham a programação da Agenda Cultural da Humana frequentando as sessões do Cineclube Humana.

E convidamos para o próximo dia 4, sábado, às 16h, quando realizaremos a edição de outubro com a exibição do filme iraniano “Meu bolo favorito”, coescrito e dirigido pelos cineastas Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha. A personagem Mahin, de 70 anos, vive sozinha em Teerã. Viúva há 30 anos, certo dia, decide acabar com a rotina solitária e reativar sua vida amorosa. Mas quando ela se abre para um novo romance, um encontro inesperado logo se transforma em uma noite tão imprevisível quanto inesquecível.

O longa-metragem de 95 minutos, lançado em 2024, é uma comédia dramática que se passa na Teerã de hoje e tem como elemento definidor a opressão contra a mulher na sociedade iraniana. Filme selecionado para o Festival de Berlim, os diretores não puderam viajar à Alemanha para apresentar o filme. O governo iraniano cassou seus passaportes após o lançamento do filme no país. A dupla Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha enviou uma mensagem para os jornalistas, cabendo à protagonista da obra, Lili Farhadpour, a leitura da mesma:

Decidimos cruzar todas as linhas vermelhas e restrições, e aceitar as consequências da nossa escolha de pintar uma imagem real das mulheres iranianas. Sentimo-nos como uns pais proibidos até de olhar para o filho recém-nascido. Não nos foi permitido hoje assistir ao filme convosco, um público exigente de um festival de cinema. Estamos tristes e cansados, mas não estamos sozinhos”.

O debate será conduzido pela pesquisadora Amanda Silveira, que desenvolve tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a violência contra a mulher e equidade de gênero em contextos organizacionais e de trabalho. A mediação será do livreiro da Humana, Fernando Boppré.


Informações úteis

O Cineclube Humana é uma atividade gratuita. Para participar, basta reservar seu ingresso junto à Humana Sebo e Livraria pelo whatsapp 49 3316-4566 ou pelo instagram @humanasebolivraria. São 35 cadeiras disponíveis. A classificação indicativa é de 16 anos.

O quê: Cineclube Humana de outubro;
Qual filme: “Meu bolo favorito” (Irá, 2024, 95 minutos);
Onde: no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria, localizado no Centro Comercial Chapecó, na rua Mal. Bormann, 82D, Centro, Chapecó;
Quando: 4 de outubro de 2025, sábado, às 16h;
Quanto: Entrada franca;
Mais informações: 49 3316-4566.