Humana

Agenda cultural / Um filme sobre amor, arte e Alzheimer

O Cineclube Humana chega ao seu sétimo ano de atividade. Para a estreia da temporada 2026, teremos o prazer de apresentar o filme “O artista mãe” que contará com a presença da diretora e roteirista, Silvana Mariani, e do diretor de fotografia Hans Jörg Hüeblin, que virão a Chapecó especialmente para a sessão do filme.

“O artista mãe” é um documentário realizado entre o Brasil e a Suiça, aborda a relação do artista visual Ricardo Ramos com a sua mãe Zilda, diagnosticada com Alzheimer. Ricardo Ramos é um dos principais nomes da arte contemporânea do sul do Brasil. O filme apresenta o artista além da obra, mostrando seu empenho como cuidador e como a arte perpassa a vida de ambos, tornando mais leve a relação de mãe e filho na convivência com uma enfermidade que evolui gradativamente a cada dia. Ricardo, sempre ocupado com os cuidados, ainda encontra um espaço interior que permite dar continuidade ao seu trabalho artístico, à medida que incorpora a própria mãe no seu cotidiano criativo, melancólico e lírico.

A sessão ocorrerá no dia 7 de fevereiro de 2026, sábado, às 16h, no Café Brasiliano, que fica ao lado da Humana Sebo e Livraria. O filme é de 2024 e a duração é de 103 minutos. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário abaixo ou através do whatsapp 49 3316-4566. São 35 lugares disponíveis e a entrada é franca.


Ficha técnica:
DIREÇÃO E ROTEIRO: Silvana Mariani e Thaís Aguiar
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Hans Jörg Hüeblin
EDIÇÃO E MONTAGEM: Hans Jörg Hüeblin, Silvana Mariani e Thaís Aguiar
GRAVAÇÕES E IMAGENS ADICIONAIS: Ricardo Ramos, Leo Viegas, Sérgio Vignes
e Niva Fernandes
PÓS-PRODUÇÃO DE SOM: Ricardo Massao Fujii

ASSISTENTE DE EDIÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE IMAGENS: Ticiano Monteiro
TRILHA SONORA ORIGINAL: Trio Borealis, Edith de Camargo e Silvio Mansani
DESIGN GRÁFICO E ANIMAÇÃO: Gio Mariani
PRODUÇÃO: GAUMEN FILMES


Serviço:

O quê: Estreia da temporada 2026 do Cineclube Humana;
Qual filme: “O artista mãe”, de Silvana Mariani;
Quando: 07 de fevereiro de 2026, sábado, 16h;
Quanto: Entrada franca;
Onde: no Café Brasiliano (ao lado da Humana Sebo e Livraria, no Centro Comercial Chapecó, rua Marechal Bormann, 82D – Centro, Chapecó);
Mais informações: 49 3316-4566.