Humana

Agenda cultural / Programação sobre Vicente Morelatto na Universidade Federal da Fronteira Sul

A Editora Humana, em parceria com o Grupo de Estudos em Teoria da História, realizará uma programação dedicada a Vicente Morelatto na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó.

No dia 27 de maio, sexta-feira, às 19h, no auditório do bloco dos professores, ocorrerá uma palestra com Fernando Vojniak, que estará lançando na instituição o livro “Vicente Morelatto: histórias de um autor e seu livro”, recém-publicado pela Editora Humana. Também será exibido o documentário “Vicente Morelatto: o poeta do cordel”, da Margot Filmes, com direção de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt.

 

 


Sobre o livro “Vicente Morelatto: histórias de um autor e seu livro”:

Vicente Morelatto, nascido na cidade de Estrela, RS, em 1928, viveu em Santa Catarina, na Linha Bento Gonçalves, comunidade rural de Chapecó, hoje pertencente ao município de Cordilheira Alta. Foi professor primário e escreveu um poema em sextilhas, ao modo da poesia de cordel. O objeto de seu poema: o trágico linchamento de quatro pessoas, ocorrido em outubro de 1950 na então pequena cidade interiorana de Chapecó. O poema História do incêndio da igreja de Chapecó e o linchamento de quatro presos foi publicado no formato de um livreto impresso, um pouco antes de seu falecimento em 9 de março de 1954. O jovem, professor e poeta partiu cedo, antes de completar 26 anos, mas dedicou parte de uma vida breve em favor da corajosa poesia.

Ao ensaiar uma biografia não apenas de Vicente Morelatto, mas também uma biografia de seu livro, Fernando Vojniak discute teorias e metodologias da história, da biografia e da história dos livros, sem deixar de debater a complexidade imposta àqueles que se dedicam a escrever histórias de autor e obra, criador e criatura. Por isso, os leitores também encontrarão aqui uma história da pesquisa e dos encontros do autor com essa complexidade ou com os paradoxos da escrita da história. Ao final, os textos que compõem o livro resultam num conjunto de histórias de um pesquisador e suas pesquisas e de um autor e seu livro apresentadas na forma de um biografema.

Para saber mais sobre o livro ou adquirir exemplares, clique aqui. 


Sobre o filme “O poeta do cordel”

O cordel ecoa na praça os versos que por décadas foram esquecidos. Em 1954, Vicente Morelatto denunciou em poesia de cordel a história do incêndio da Igreja de Chapecó e o Linchamento dos Quatro Presos. Um tempo que muitos querem esquecer, mas que o tempo não esquece.

Ficha técnica

O Poeta de Cordel (30′) 2019

Direção
CASSEMIRO VITORINO
ILKA GOLDSCHMIDT

Personagens
GETÚLIO DOMINGOS MORELATTO
LUCIANE MORELATTO
NAURIANE DI DÔMENICO
OCTAVIO CARMINATTI
PEDRO MISTURINI
JUREMA POMPERMAIER
VALDOMIRO OLIVEIRA DA SILVA
EDNILSON NECKEL (PITY)
GABI BRESOLA

Participação Especial

GRUPO VERTIGEM DE AÇÕES POÉTICAS
ELIZANGELA ALVES BUENO (baixo)
FABIANE BIAZUS (leitura)
HERMAN GOMES SILVANI (leitura)
JOSÉ SERGIO BOITA (imagens)
TATIANA DE AVILA ZAWADSKI (produção)
LOUIS A. RADAVELLI RODRIGUES (still)
VALDEMIR ANTONIO OLIVEIRA (leitura)

Roteiro e montagem

CASSEMIRO VITORINO
ILKA GOLDSCHMIDT

Produção

SABRINA ZIMERMANN

Projeto gráfico

MIRÍADE EDIÇÕES

Editora

GABI BRESOLA

Direção de fotografia

CASSEMIRO VITORINO
JOSÉ SERGIO BOITA

Saiba mais sobre o filme, clique aqui.